Ácido Hialurônico

Preenchimento facial com Ácido Hialurônico é uma técnica empregada para correção de sulcos, rugas e cicatrizes, por meio da injeção da substância sob a área da pele a ser tratada, elevando-a e assim, diminuindo sua profundidade.

Um dos principais objetivos do preenchimento é repor o volume da face, melhorar seus contornos e formas, pode também ser usado para hidratar profundamente a pele com skinboosters.

O que é o Ácido Hialurônico?

O Ácido Hialurônico é o principal preenchedor utilizado hoje. O corpo humano fabrica esta substância, capaz de manter as formas e contornos, mas essa produção cai com o passar dos anos.

Líquido translúcido, claro e solúvel

O Ácido Hialurônico é um composto orgânico constituído de Ácido Glucurônico e N-acetilglucosamina, que colabora para a manutenção das fibras de colágeno que dão sustentação à pele. É um líquido translúcido, claro e solúvel em água

Do Ácido Hialurônico no nosso corpo, 56% dele está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada.

Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e o ressecamento da pele.

Quando a pele é jovem

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, possui uma grande quantidade de Ácido Hialurônico, que vai reduzindo conforme a pele vai envelhecendo, levando a perda de hidratação e a perda de elasticidade da pele.

Esse fator contribui para a redução de volume facial, o aparecimento de olheiras, rugas e marcas de expressão.

Desde 1996, começou-se a usar o Ácido Hialurônico na pele para tratar as rugas e recuperar a beleza da pele. Hoje, ele pode ser de origem animal (vindo da crista do galo) ou por biotecnologia (através da fermentação bacteriana).

Independente da fonte, o Ácido Hialurônico é submetido a uma série de procedimentos químicos visando à obtenção do produto final.

Qual idade para iniciar o uso de Ácido Hialurônico?

Não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial com Ácido Hialurônico. No entanto, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.

Quando usar do Ácido Hialurônico?

O Ácido Hialurônico é indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade.

Quando usado de forma injetável, ele pode ser usado com vários objetivos, entre eles:

  • Contorno de face,
  • Lábios (contorno e volume),
  • Sulcos naso-labiais famoso “bigode chines“,
  • Sulco naso-jugal (olheiras),
  • Rugas faciais,
  • Cicatriz de Acne
  • Para repor volume da face, lóbulo de orelha, mãos e algumas regiões corporais como joelhos, cotovelos e o colo.

Sustentação da Face

Além disso, uma outra técnica em que o Ácido Hialurônico é usado é para sustentação da face, reposicionando, voltando a para o lugar, melhorando o aspecto de face “derretida”, através de uma técnica conhecida como MD CODES.

Nesse método, ele pode ser aplicado com microcânulas, o que traz mais conforto e segurança para a aplicação, e também é usada uma anestesia local.

Como usar o Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico pode ser encontrado em forma de cremes tópicos ou injetável. No último caso, a aplicação deve ser feita por um especialista (dermatologista ou cirurgião plástico).

Após a aplicação do produto, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada.

tratamento facial ácido hialurônico

Quais são as contra indicações ?

Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias e uso de certos medicamentos. O risco de alergia é raro.

Os preenchedores com Ácido Hialurônico são realizados em combinação com outros procedimentos para melhorar o resultado final, como o uso de Toxina Botulínica, lasers e Peelings.

Tratamento de olheira com Ácido Hialurônico

As olheiras são causadas por um conjunto de fatores, principalmente pela densidade da vascularização local e pela quantidade de pigmento da pele, a melanina.

Além disso, dependendo do formato do rosto de cada pessoa, podem-se formar sulcos na região periocular, que causam um efeito de sombra e pioram a aparência das olheiras.

Olheiras profundas

Atualmente, no caso de olheiras com sulcos profundos, vem sendo empregada a técnica de preenchimento com Ácido Hialurônico.

Essa substância, que é encontrada naturalmente na pele e auxilia na hidratação e na indução da formação de colágeno, melhora o aspecto de sombra e ajuda a dar firmeza nesta área tão delicada do rosto.

Preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

O preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico é indicado para mulheres e homens adultos, nos casos em que o sulco fundo abaixo dos olhos prejudica a harmonia facial e incomoda o paciente.

Cuidados antes do tratamento do preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

Alguns cuidados antes do procedimento servem como medida de segurança e garantia de resultados mais eficazes, além da redução de riscos de complicações:

  • Siga corretamente as orientações do dermatologista para o dia da aplicação;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas e tenha uma boa noite de sono um dia antes de realizar o preenchimento com Ácido Hialurônico, pois inchaços locais podem minimizar o sulco real do rosto do paciente.

preenchimento facial olheiras

Como funciona o preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico?

O procedimento é realizado no consultório, em local apropriado para procedimentos:

Procedimento

Anestesia

Para amenizar o desconforto do procedimento, pode ser aplicada uma anestesia local tópica ou injetável, de acordo com cada caso.

Planejamento

O médico primeiramente irá definir a área a ser preenchida. Utilizando uma pequena agulha ou microcânulas, o ácido é aplicado em cada região em pequenas doses.

Técnica

O tipo de técnica, densidade do ácido e a quantidade a ser aplicada vai depender da finalidade do tratamento e serão definidas pelo médico.

O profissional respeitará a quantidade necessária somente para corrigir a falta de volume local, mantendo as características naturais do paciente.

Depois do procedimento

Parte do efeito já é percebido no dia da aplicação, porém há melhora gradual por cerca de dois meses. No dia da aplicação, pequenos hematomas podem ser formados, que regridem aproximadamente em uma semana.

Cuidados após o tratamento de preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

Os cuidados após o tratamento são poucos e normalmente os pacientes podem voltar às suas atividades normais logo após o procedimento:

  • Siga corretamente as orientações do seu médico;
  • Recomenda-se não massagear a região e evitar exposição solar nas primeiras 24 a 48 horas;
  • A prática de exercícios físicos de baixo impacto durante as primeiras 24 horas após o preenchimento não é desaconselhada, porém são contraindicados exercícios com contato corporal ou que possam lesionar a região tratada;
  • Após a aplicação é normal a região ficar levemente inchada. Compressas com gelo podem ajudar com o inchaço local, desaparecendo em alguns dias;
  • Não há problemas em utilizar maquiagem após a aplicação, porém recomenda-se remover os resíduos de maquiagem levemente com um demaquilante sem álcool;
  • O uso de protetor solar deve ser constante após o tratamento, para evitar manchas pós-inflamatórias.

Efeitos do preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

O preenchimento do volume da área dos olhos com Ácido Hialurônico trás resultados naturais desde que seja usado com moderação.

Os efeitos do Ácido Hialurônico na pele tornam-se ainda melhores 30 a 40 dias após a realização do procedimento, quando a pele adquire mais viço e há um efeito lifting decorrente do poder de atração de água e da hidratação causada pelo produto no local.

Durabilidade do tratamento do preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é um componente presente de forma natural no corpo humano, solúvel em água e que será absorvido ao longo do tempo pelo próprio organismo do paciente.

Os efeitos do preenchimento com Ácido Hialurônico costumam durar em média de 6 a 8 meses, sendo necessária nova sessão de preenchimento após esse período.

Se desejar refazer a aplicação, vai notar que sua pele já está com uma aparência muito melhor do que antes da primeira aplicação, pois o ácido manteve a pele hidratada durante todo esse período de durabilidade no organismo.

Contraindicações do preenchimento de olheiras com Ácido Hialurônico

O preenchimento com Ácido Hialurônico é contraindicado nas seguintes situações:

  • Portadores de doenças do colágeno em atividade, como o lúpus;
  • Gestantes ou em fase de amamentação;
  • Pacientes com histórico de alergia aos componentes da medicação a ser aplicada;
  • Pacientes que se encontrem com a pele do local a ser tratado inflamada ou ferida.

Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico

O preenchimento labial com Ácido Hialurônico é um procedimento que vem ganhando muita notoriedade atualmente, principalmente devido ao seu uso por celebridades.

Enquanto o preenchimento labial com Ácido Hialurônico é um procedimento saudável e benéfico.

preenchimento labial

O preenchimento labial com Ácido Hialurônico me beneficiará?

Primeiramente, é importante esclarecer que o preenchimento labial com Ácido Hialurônico não é um procedimento que deve ser feito sem um devido planejamento ou sem que se conheçam os possíveis resultados.

Por mais que tenha duração temporária, que varia de 12 a 18 meses conforme cada paciente, é muito importante estar convicto do interesse no procedimento.

Outra questão que também deve ser levada em conta é a harmonia do rosto como um todo.

O paciente, muitas vezes tendo em mente os resultados que foram obtidos por outras pessoas, acredita que o preenchimento labial trará um resultado similar ou até melhor, mas tudo depende de uma série de fatores.

Para quem o preenchimento labial é recomendado?

De modo geral, o preenchimento labial com uso de Ácido Hialurônico é recomendado para pessoas que tenham algum tipo de deformidade ou assimetria nos lábios, de modo a deixá-los mais harmoniosos. Quem não tem deformidades labiais mas quer deixar seus lábios mais preenchidos e volumosos também podem optar por esse procedimento.

Pode ser usado também os Ácido Hialurônico de hidratação profunda, os skinboosters. Resultam em lábios hidratados, efeito gloss.

Como é feito e cuidados antes e pós procedimento?

Não é necessário que o paciente se atente a nenhum cuidado pré-operatório, fique internado ou precise de um longo tempo de recuperação.

O procedimento pode ser realizado mesmo no consultório dermatológico, com liberação praticamente imediata caso não ocorra nenhuma complicação.

Minimizando o desconforto

Para minimizar a dor e o desconforto causado pelas pequenas picadas, pode ser aplicado uma anestésico local. 

Um profissional devidamente capacitado e qualificado, analisará os lábios do paciente e marcará as áreas em que será feito o preenchimento labial com Ácido Hialurônico.

Posteriormente, o ácido será injetado através de agulhas bem fininhas ou cânulas.

Depois do procedimento

Depois da injeção, é preciso que o paciente tome muito cuidado com a região que foi tratada, sem pressioná-la excessivamente. O inchaço decorrente da aplicação, que é normal, pode ser controlado mais rapidamente com o uso de gelo.

O paciente tem tanto a opção de realizar o preenchimento labial apenas uma vez, para efeito temporário, quanto de refazê-lo se tiver ficado satisfeito com os resultados.

Intervalo entre sessões

O tempo recomendado para aplicações posteriores é de pelo menos 12 meses, mas alguns pacientes podem apresentar resultados mais duradouros, de até 18 meses.

Existem Riscos Nesse Procedimento?

É pouco provável que o preenchimento acarrete em problemas e complicações. Eventualmente, a área da aplicação pode ficar um pouco inchada, avermelhada e sensível . Os efeitos tendem a desaparecer rapidamente.

De qualquer forma, sempre se faz necessária uma consulta prévia com um dermatologista para que ele analise se a pessoa pode passar por esse procedimento e quando isso pode ser feito.

Tratamento do bigode chinês e linha de marionete

O Ácido Hialurônico preenche o espaço entre as células. Em função da sua capacidade de reter a água, melhora as rugas e mantém a hidratação da pele.

Contraindicações

Portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico por exemplo, não devem submeter-se a estes procedimentos.

Veja outros casos de contraindicações:

  • Grávidas
  • Mulheres em processo de amamentação;
  • Pessoas imunossuprimidas;
  • Pessoas com alergia a componentes da formulação;
  • Pessoas com inflamação ou infecção no local.

Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer complementação quando necessário .

Resultado do preenchimento facial com Ácido Hialurônico

Os efeitos do preenchimento facial com Ácido Hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado.

preenchimento rugas

Tempo de duração dos efeitos

Ele não é permanente. Pode ficar no local de aplicação por um período de 12 a 20 meses, sendo reabsorvido paulatinamente pelo organismo.

Outros possíveis usos do Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico tem outras aplicações, como por exemplo na composição de cremes hidratantes e cosméticos.

Cuidados após o preenchimento facial com Ácido Hialurônico

Recomenda-se evitar massagens no local da aplicação nas seis horas posteriores ao preenchimento facial. Depois desse período o paciente está liberado para realizar limpeza da pele suave, aplicar proteção solar e maquiagens.

O protetor solar previne o aparecimento de manchas na região das equimoses (manchas arroxeadas na pele). A especialista recomenda evitar atividades físicas nas 24 horas após o procedimento.

Efeitos adversos do preenchimento facial com Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é um componente natural da derme de nossa pele. Por esta razão, raras vezes condiciona a algum efeito adverso. Mas podem ocorrer equimoses e inchaço.