A telangiectasia facial, também conhecida como aranhas vasculares, são um problema cosmético para muitos pacientes. Ela pode ter origem nos vasinhos superficiais (vênulas, capilares e arteríolas) permanentemente dilatados na face.
Item 1: o que é telangiectasia facial?
A telangiectasia no rosto, também conhecida como aranhas vasculares, é uma alteração comum da pele que provoca o surgimento de pequenos vasinhos vermelhos no rosto, especialmente em regiões mais visíveis como o nariz, os lábios ou as bochechas, que podem ser acompanhados de ligeira sensação de coceira ou dor.
Item 2: Como tratar telangiectasias no rosto?
O tratamento das telangiectasias é feito com o intuito de disfarçar os pequenos vasos e melhorar a aparência da pele. De acordo com o médico, as principais indicações são a luz pulsada, laser e radiofrequência.
Item 3: O que causa a telangiectasia?
Alguns pesquisadores associam-nas com a exposição solar. Outras possíveis causas são: alcoolismo (pela alteração na velocidade do fluxo venoso), gestação (pelo aumento da pressão dentro das veias) e a idade (pelo enfraquecimento da parede vascular).
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
Quais são as causas?
A causa da telangiectasia é desconhecida na maioria dos casos. Muitas vezes a causa tem origem na exposição solar demasiada, no uso de corticoides tópicos e corticoides sistêmicos, terapia de reposição hormonal e predisposição familiar.
Mulheres grávidas, pessoas com Acne ou feridas cirúrgicas na região também podem desenvolver estes pequenos vasinhos vermelhos no rosto.
Há casos em que a telangiectasia é um sintoma de uma doença mais grave, podendo ser provocada pela Rosácea, doença de Sturge-Weber, síndrome de Osler-Weber-Rendu, doenças do fígado ou a telangiectasia hemorrágica hereditária.
As telangiectasia podem ser simples ou lineares, arboriformes, puntiformes ou papulares e aracneiformes ou em estrela como exemplificado na imagem acima.
As telangiectasia lineares arboriformes são as mais comuns e geralmente aparecem nas bochechas, nariz e mento.
Como tratar a telangiectasia facial?
O tratamento dos vasinhos é realizado com lasers específicos para vasos. Estes atuam na hemoglobina localizada dentro dos vasos.
Existem vários tipos de lasers (V-beam, luz intensa pulsada, Nd: Yag e outros), a escolha do laser certo para o tratamento é baseada no tamanho do vaso a ser tratado. Vasos bem fininhos são melhor tratados com luz intensa pulsada. Já os vasos maiores são tratados com o laser Nd: YAG 1064.
Antes de optar pelo tratamento, deve ser feita uma criteriosa avaliação da pele. Em alguns casos é necessário fazer um preparo com clareadores para evitar o aparecimento de manchas residuais.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
O procedimento deve ser feito por um profissional experiente para evitar queimaduras, manchas e cicatrizes.
São necessárias várias sessões e o procedimento é rápido. No tratamento pode haver um leve desconforto, que é amenizado com aplicação de um spray frio antes de cada disparo, deve se proteger o local posteriormente com filtro solar e evitar sol durante um período após o tratamento.
Caso haja a recidiva de algum vasinho previamente tratado, podem ser necessárias sessões de manutenção.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!