Gordura localizada: como eliminar, tratamentos e causas

A gordura localizada é resultado do acúmulo de tecido adiposo, que se deposita em determinadas áreas do corpo.

Pessoas que acumulam gordura na área abdominal, possuem o que chamamos de tendência androide.

Já as pessoas que tem tendência ginoide, são aquelas que acumulam gordura na área do quadril.

gordura localizada no quadril

Como acumulamos e queimamos a gordurinha localizada

Geralmente, para eliminar a gordura localizada exige-se trabalho com disciplina e esforço.

Isso porque para que essa “energia” armazenada no nosso corpo, só é consumida através de exercícios físicos e uma alimentação saudável, planejada.

Nosso corpo utiliza um processo específico para determinar de onde irá extrair energia para nossas atividades. A gordura localizada é uma delas.

Entretanto, antes de buscar energia nestas reservas, o corpo busca essa força em outras opções.

  1. A primeira opção é retirar energia da glicose presente no sangue;
  2. Em seguida verifica se há glicose estocada no fígado sob a forma de glicogênio;
  3. Ainda, o corpo avalia se deve utilizar energia com origem na quebra da proteína dos músculos;
  4. Só depois de exaurir todas as opções acima, ele finalmente passa a consumir essas reservas de gordura.

Entendeu porque é tão difícil de perdê-las?

Mas entenda. Não é impossível fazê-lo e tampouco o processo precisa ser tão árduo e dolorido. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre como trabalhar esse aspecto que incomoda e gera desconforto:

O que causa a gordura localizada?

Sim, os maus hábitos alimentares e sedentarismo são os principais motivos que levam ao acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. As famosas gorduras localizadas.

Toda vez que você faz uma refeição e se sente satisfeito, seu corpo entende que você se alimentou o suficiente.

O suficiente para suprir suas necessidades energéticas e ainda para guardar um percentual nos “depósitos”.

Isso acontece porque nosso corpo é programado para que você se alimente o suficiente para armazenar algum montante de energia. Isto acontece como medida protetiva.

hábitos para diminuir a gordura localizada

Como diminuir a gordura localizada através da alimentação

Você não precisa, necessariamente, evitar que o corpo armazene energia. Mas é importante saber o que está sendo ingerido em termos de nutrientes para o corpo.

Saboreie sua refeição

Outra dica é comer lentamente, mastigar, saborear os alimentos. Assim o corpo tem  tempo para que a informação de satisfação chegue até o cérebro. Só assim ele conseguirá entender que nossa fome foi saciada a tempo de evitar o consumo excessivo.

Comer de 3 em 3 horas

A famosa dica dos nutricionistas para comer de 3 em 3 horas também é uma ótima solução. Isto, porque corpo não vai se preocupar com a falta de comida. Logo o metabolismo não diminui, ao contrário, tende a aumentar.

Outras causas da gordura localizada

Ainda que a gordura localizada esteja diretamente ligada à alimentação, outros fatores influenciam e contribuem no acúmulo de gordura. Alguns exemplos são:

  • A predisposição genética
  • O tabagismo;
  • O ócio;
  • O uso de roupas muito apertadas.

Há por exemplo casos em que a genética não favorece e muitas vezes pode até agravar o quadro. É importante se conhecer, entender os limites e as necessidades do seu corpo. Só assim você conseguirá optar por melhores práticas alimentares.

gordura localizada

Onde é mais comum ter gordura localizada

O corpo humano é uma máquina. Logo, ele tem toda uma programação para funcionar.

Saber onde e como a gordura irá se acumular, dependerá de uma série de fatores, inclusive a sua genética e o seu estilo de vida.

Geralmente, é comum verificar o acúmulo da gordura na barriga, nas costas, nas coxas, no quadril, nos glúteos e até no rosto.

Tratamentos para gordura localizada

Hoje existem opções de tratamentos estéticos que levam ao rompimento das células que armazenam gordura, eliminando no processo, a gordura localizada.

É importante entender o papel de cada um desses tratamentos estéticos, a forma como ele vai agir no seu corpo e, claro, os cuidados posteriores necessários.

Para que os resultados destes tratamentos sejam mantidos a longo prazo, são necessários cuidados diários. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios estão entre as principais sugestões.

Sabendo disso, vamos apresentar algumas opções de tratamento disponíveis:

Criolipólise

A Criolipólise é uma técnica de tratamento de eliminação de gordura corporal localizada não invasiva através do congelamento de células de gordura

criolipolise

Ultraformer

O Ultraformer faz parte de uma nova geração do ultrassom, que combina as tecnologias microfocada e macrofocado (reduz a gordura localizada na região do abdômen na parte interna das coxas)

ultraformer corporal

Lipoenzimática

A lipoenzimatica é um procedimento baseado na aplicação de enzimas selecionadas que destroem a gordura da área selecionada. As enzimas são selecionadas levando em conta características físicas de cada paciente.

Massagem Redutora

A massagem redutora é um procedimento manual, feita com movimentos de deslizamento e amassamento profundos, seguindo um ritmo acelerado.

O profissional também usa acessórios para potencializar a ação das manobras. Os efeitos aparecem se for realizado, no mínimo, uma sessão por semana. Dura cerca de 40 minutos.

Como evitar a gordura localizada

As gorduras localizadas são uma medida do corpo para garantir que jamais lhe faltará energia.

Logo, para evitar esse acúmulo é essencial evitar longos períodos sem se alimentar, ao fazer suas refeições optar por alimentos mais saudáveis e, claro, exercícios físicos.

Alimentação saudável

Dentre a relação de alimentos indicados, temos aqueles ricos em fibras. Isto porque este alimentos ajudam a manter o intestino funcionando regularmente, evitando a prisão de ventre e o uso de laxantes que podem irritar o intestino inchando e provocando gases.

Além disso, é importante evitar alimentos ricos em açúcar, gorduras e também os congelados.

A alimentação baseada em alimentos naturais como frutas, verduras e proteínas magras como carnes brancas ou tofu é o ideal para manter o corpo saudável e longe das gorduras localizadas.

Cuidado indispensável

Ao buscar um tratamento estético para a gordura localizada, esteja certa a respeito do profissional que irá lhe orientar.

Há procedimentos mais adequados de acordo com seu perfil. E todo um cenário deve ser avaliado antes de se decidir qual será a proposta de tratamento.

Você já fez uma avaliação?