Terapia Capilar

Terapia Capilar está cada vez mais presente na rotina de prevenção e tratamento de alterações e patologias do couro cabeludo e do cabelo.

Neste texto vamos entender o por que e como ela está cada dia mais popular.

Efeitos colaterais ocasionados por produtos e tratamentos de beleza

Observamos no consultório pacientes que se submeteram a procedimentos  visando modificar o aspecto dos fios de cabelo. Como por exemplo: alisamentos, escovas, chapinhas e permanentes.

Estes procedimentos levam muitas vezes a uma perda de qualidade dos fios de cabelo.

Além disso, uma série de doenças dos pêlos e do couro cabeludo, levam a uma perda de qualidade dos fios. Como por exemplo, a dermatite seborréica (caspa), psoríase e a alopécia androgenética (calvície).

Diante disto, surgiu a necessidade de buscar formas de melhorar a qualidade e a cosmética destes pêlos.

O que é Terapia Capilar?

A terapia capilar é um conjunto de técnicas, desenvolvidas para melhorar a saúde do couro cabeludo e ao mesmo tempo tratar os fios danificados pelas mais diversas agressões .
Além do seu papel estético e embelezador, a terapia tem um importante papel curativo, sendo muito importante a sua associação com tratamentos médicos tradicionais, grande parte focadas nas alopécias.
tratamento capilar com bulge hair restoration

Combate aos danos diários

Com o uso constante de cosméticos, poluição e poeira, ocorre um depósito de resíduos que pode desencadear algumas alopécias inflamatórias.
A terapia visa a melhora de descamações anormais, prurido(coceira), eczemas (alergias), foliculites , infecções e psoríase, dentre outros.

As terapias atuam também no tratamento dos fios e do couro cabeludo para cabelos oleosos ou secos, quebradiços, sem brilho, porosos, volumosos.

Diferente procedimentos

Os diferentes procedimentos empregados agem no folículo piloso, através de técnicas que aumentam a microcirculação capilar, melhorando o aporte sanguíneo local, contribuindo com uma melhor oxigenação e nutrição desses folículos.

Também agem nos fios restaurando a massa capilar perdida, através da reposição das proteínas estruturais e da restauração da cutícula danificada. Muitas vezes esses cutículas estão abertas , provocando perda da massa capilar e permitindo a entrada de agentes externos danificando aos fios.

terapia e nutrição capilar

O objetivo desta abordagem, é minimizar as agressões aos fios de cabelo e ao couro cabeludo, por agentes externos.

Ela ainda oferece nutrientes adequados para fortalecimento dos folículos pilosos, a melhora da qualidade dos fios e corrige o desequilíbrio das glândulas sebáceas.

Todos estes cuidados culminam com uma efeito benéfico de estimulação das células germinativas, reduzindo a queda capilar.

Os procedimentos realizados são decididos em conjunto com o médico dermatologista e a terapeuta capilar de modo a otimizar o tratamento e obter os melhores resultados para o paciente.

Como funciona a terapia capilar?

É feito um cronograma individualizado, personalizado para tratamento da haste capilar e  do couro cabeludo, de acordo com as necessidades de cada paciente.

Em cada sessão é planejada a utilização de uma série de produtos específicos, assim como a utilização de aparelhos para potencializar o efeito desses produtos. cada sessão dura em média uma hora.

O intervalo entre as sessões depende de cada caso. Em média, há um intervalo de 15 dias entre as sessões e o número médio de sessões são 3.

Apos atingir o efeito esperado, inicia-se um calendário de manutenção com intervalos maiores .

Também são entregues orientações, para uso de produtos específicos em casa, para complementação do tratamento e manutenção dos resultados.

Para que serve a Terapia Capilar?

A terapia capilar atua no prevenção e tratamento de diversas alterações e patologias do couro cabeludo.

Ela reúne o conhecimento da Tricologia e da Fisioterapia Dermatofuncional através de variadas técnicas e procedimentos.

Vamos conhecer alguns deles?

Massagem capilar

Favorece o aumento da circulação local através do estímulo mecânico e do contato de óleos essenciais com o couro cabeludo.

massagem capilar

Máscara de argila

A máscara de argila é indicada em situações em que o couro cabeludo apresenta um excesso de detritos e células mortas. Por exemplo: uso de produtos sem enxágue nos cabelos, da seborréia e da psoríase.

A máscara de argila promove uma esfoliação do couro cabeludo e conseqüentemente  uma melhor  regeneração tecidual.

mascara de argila

Fotobiomodulação e estimulação

Laser de baixa fluência (LLLT Low Level Laser Theraphy) 650 nm e potência de 4,5 mw,de luz vermelha, é um método indolor e não invasivo.

O raio penetra no couro cabeludo acelerando o metabolismo, através do aumento da produção de ATP. O procedimento melhora progressivamente  a qualidade, a força e a espessura dos fios de cabelo.

Ação anti-inflamatória

Possui ainda ação anti-inflamatória com redução de edema, ocasiona um aumento da vascularização. Melhora a distribuição de nutrientes, acelera o processo de divisão celular e o crescimento epitelial, melhorando a cicatrização. Sob o tratamento ocorre um aumento de síntese proteica.

Todos estes efeitos somados levam a diminuição da queda e estimulação do crescimento dos folículos pilosos.

Método seguro

É um método seguro, possui um aval do FDA (órgão americano semelhante à nossa vigilância sanitária), pode ser utilizado no tratamento da calvície masculina, calvície feminina e associado ao tratamento medicamentoso.

É ainda utilizado no pós-operatório de micro transplante capilar, visando a recuperação mais rápida da cirurgia e uma resposta mais rápida ao procedimento.

fotobiomodulacao capilar

Peeling capilar

Desobstrui os poros removendo as células mortas e resíduos aderidos aos ostros foliculares. Estes impedem a penetração de ativos e também dificultam na saída do pelo saudável.
É indicado em quadros descamativos, dermatites (ex: seborréia e psoríase) e couro cabeludo sensível.

Alta freqüência Capilar

A alta freqüencia capilar age estimulando o fluxo dos vasos capilares que irrigam os bulbos e a raiz do cabelo.

Ela acelera o metabolismo e melhora a oxigenação tissular agindo também como ação bactericida, bacteriostática e fungicida.

terapia capilar alta frequencia

Ionização Capilar

Utilizada para melhor penetração de agentes ativos no couro cabeludo, a Ionização Capilar é uma técnica sofisticada e indolor.

Um tratamento de alta capacidade hidratante com objetivo de controlar a lubrificação e o brilho dos cabelos.

Desincruste Capilar

Utilizado para remover a gordura incrustada da superfície do couro cabeludo. Deixa o couro cabeludo limpo e sem excessos de oleosidade. Aumenta a penetração dos ativos usados para o tratamento da queda de cabelo.

É muito importante fazer uma limpeza profunda do couro cabeludo em períodos regulares  para remoção dos resíduos .
No ultimo congresso mundial de cabelos, em Barcelona 2019, foi apresentado um estudo que demonstrou a importância de se usar um shampoo de limpeza profunda a cada 7 a 15 dias. O objetivo é remover resíduos que funcionam como antígenos e que podem causar inflamações.

Onde fazer Terapia Capilar?

Dispomos de um centro especializado completo para realização da terapia capilar. Aparelhos e produtos modernos e uma equipe de tricologistas e terapeutas capilares.

Agende uma visita para conhecer mais detalhes sobre o tratamento ideal para o seu caso e comprove os resultados positivos que vão melhorar sua qualidade de vida.