Carregando..

Tricologia – A ciência dos cabelos e do couro cabeludo

05/12/2017

A Tricologia surgiu na Inglaterra em 1902 se tornando o ramo da medicina que trata dos pelos ou cabelos. Seus estudos tem a função de solucionar vários problemas capilares.

Existe, no Brasil, assim como em outros países, um interesse crescente pelos tratamentos alternativos e preventivos.

 

Item 1: O que tricologia capilar?

Tricologia é a área da dermatologia destinada à prevenção e tratamento incluindo a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. O médico tricologista busca solucionar os problemas capilares como queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado.

Item 2: Quando devo procurar um tricologista?

Se você tem infecções ou inflamações no couro cabeludo que causam coceira ou vermelhidão, o tricologista também é o profissional certo para procurar. Ele pode determinar se o problema é causado por fungos ou doenças como psoríase e foliculite, receitando o melhor tratamento.

Item 3: Como é a consulta com um tricologista?

Como é a consulta com o médico tricologista? Ao recebê-lo no seu consultório, o médico tricologista faz um levantamento e uma avaliação sobre o seu cabelo e o seu couro cabeludo. Para isso, ele elabora várias perguntas e pode solicitar diversos exames.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

A Tricologia agrega profissionais ligados a esta ciência (químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos) e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética.

Por que o cabelo é tão valorizado por homens e mulheres?

Apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.

Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.

Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.

Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.

Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal. Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

Tricologia é ciência

A tricologia se destina ao estudo das doenças do couro cabeludo e dos fios de cabelo? Sim.

A especialidade mais conhecida e procurada da tricologia é a calvície, seja ela calvície masculina ou calvície feminina, hereditária ou por outras causas (autoimune, por exemplo).

Além da queda de cabelo, a tricologia diagnostica e trata da perda de cabelo e pelos durante a quimioterapia ou por causa nutricional, entre outras causas.

Abrange ainda as doenças genéticas que afetam as hastes foliculares dos fios de cabelo e os danos capilares causados por tratamentos químicos e físicos.

Os danos capilares geralmente tem origem em tinturas e colorações, alisamentos e pranchas. Quando mal realizados, levam à fragilidade e quebra dos fios.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Tratamento dos cabelos e do couro cabeludo

A tricologia não se resume a tratar as doenças dos fios. Ela também estuda e trata as doenças que acometem o couro cabeludo.

Como exemplos, podemos citar a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, a psoríase, infecções por fungos (micoses) e parasitas.

Outro importante grupo de doenças conhecidas como alopecias cicatriciais:

  • Lúpus de couro cabeludo;
  • Líquen plano pilar;
  • Alopecia fibrosante frontal;
  • Alopecia central centrífuga;
  • Foliculite decalvante;
  • Foliculite dissecante.

Todas essas doenças também são tratadas pelo tricologista.

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

 

Por que procurar um tricologista?

O tricologista é um médico dermatologista por formação, que além de extenso conhecimento da pele, dedicou parte da sua formação ao estudo das doenças e cuidados com os cabelos.

Para o tratamento correto das alopecias primeiro é necessário identificar a causa, muitas vezes essa associada a alguma doença, uso de medicamentos, distúrbios tireóide, deficiência vitamínica e outras.

Por isso a importância em buscar ajuda de um tricologista, identificando a causa da queda dos cabelos ele proporá o correto tratamento.

Exame dermatoscópico ou tricoscopia

O exame dermatoscópico do cabelo (tricoscopia) e do couro cabeludo é de fundamental importância. Muitos salões de beleza possuem esse pequeno microscópio e mostram para as clientes a imagem do couro cabeludo. Isso é muito diferente de saber diagnosticar o que está acontecendo ali.

Tricograma e fototricograma

Além da tricoscopia, pode ser necessário fazer um tricograma ou fototricograma, que são exames mais específicos solicitados pelo dermatologista, de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, o diagnóstico pede mais exames, como a realização de biópsia para o exame anátomo patológico do couro cabeludo.

O tratamento dos fios e do couro cabeludo é feito de acordo com o diagnóstico e, por isso, a avaliação especializada é de suma importância. Se não encontrarmos a raíz do problema a chance de sucesso é muito pequena.

Qualquer ameaça de perda ou dano aos cabelos gera na maioria das pessoas preocupação e abalo na autoestima, justamente por se tratar de um componente fundamental de identidade pessoal. Por isso cada vez mais a saúde e a estética se voltam para uma ciência ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, a tricologia.

 

Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!

 

Como as químicas podem danificar os fios de cabelo?

As químicas deixam os cabelos fracos, danificados, quebradiços, com a cutícula aberta e por isso mais susceptíveis as agressões externas, climáticas, por produtos de uso cotidiano, sol, piscina e outras químicas.

A quebra dos fios capilares faz com que não percebamos o crescimento dos cabelos, dando a impressão que há algum distúrbio do crescimento.

Como atua a cosmetologia capilar?

A cosmetologia capilar visa recuperar os fios danificados por tratamentos químicos como tintura, alisamento, permanentes, escavações, babyliss, tratamentos para queda de cabelo que algumas vezes resseca os fios como efeito colateral.

Os tratamentos são feitos através de nutricosméticos orais, produtos específicos para recuperar os fios, conferindo hidratação, maleabilidade, viço e brilho.

Tricologia e Calvície

A calvície que afeta 80% dos homens e 40% das mulheres, é uma condição de perda dos fios que na maioria das vezes tem carácter genético, mas não 100% das vezes.

Na calvície ocorre um afinamento dos fios, que é caracterizada pelas entradas bilaterais frontais e na região do vértice do couro cabeludo.

Algumas afecções do couro cabeludo podem ser responsáveis pela perda de cabelo e piora da calvície, como a dermatite seborreia (caspa), psoríase e dermatites.

As dermatites geralmente são causadas por químicas como as famosas escovas progressivas, que podem ser extremamente irritantes para o couro cabeludo resultando numa dermatite intensa, seguida da queda dos cabelos.

Quando recorrer a um transplante capilar?

Implante ou transplante capilar é uma opção para homens calvos e mulheres que sofrem de calvície, mas ainda têm fios volumosos atrás da cabeça.

O cabelo do próprio paciente serve de doador, é retirado do couro na hora da cirurgia e implantado, fio por fio da área calva.

Geralmente é realizado quando a área calva é extensa e não responde aos outros tratamentos para tentar recuperar os fios.

Hoje dispomos de técnicas aperfeiçoadas que oferecem um resultado natural sem aquele aspecto famoso de cabelo de boneca.

Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menos cabelos serão perdidos, maior chance de recuperação e neutralização da perda de fios de cabelo, diminuindo as chances de um implante capilar.

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível