Carregando..

Fios PDO: O que é, como funciona, indicações e benefícios

18/10/2021

Para amenizar os sinais da idade, atualmente existem inúmeros tratamentos estéticos e um que tem mostrado resultados surpreendentes é o uso de fios de sustentação – Fios PDO, é uma técnica muito utilizada na prevenção e combate de rugas, flacidez e perda de firmeza da pele.

 

Item 1: Como funciona fios de PDO

Os fios de PDO são fios absorvíveis pelo organismo e que estimulam o corpo a produzir colágeno. Ou seja, com o passar dos tempos eles naturalmente são absorvidos pelo corpo humano e promovem uma melhora da qualidade e firmeza da pele.

 

Item 2: Quanto tempo dura o efeito dos fios de PDO?

Em torno de 6 a 8 meses, porém a fibrose gerada em torno de cada fio ainda irá manter o resultado gerado.

 

Item 3: Quando é indicado fios de PDO?

Os fios de PDO são muito indicados para tratar áreas que necessitam uma maior quantidade de colágeno, já que promovem um maior estímulo à produção dessa substância, como, por exemplo: área dos olhos, submento, bochechas. Este tipo de fio é também muito utilizado como um complemento dos Fios de Sustentação.

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

 

Quer saber mais? Continue lendo abaixo.

O que é Fio PDO

O Fio PDO é um tipo de fio de sustentação composto por uma substância chamada Polidioxanona que é totalmente absorvível pelo organismo.

É utilizado há muitos anos em suturas cardíacas e para outras finalidades na medicina, provando assim ser seguro.

É utilizado com o objetivo de reconectar as camadas da pele, deixando mais firme e consequentemente sustentar os tecidos da pele, resultando no efeito de lift e pode ser aplicado tanto no rosto, quanto no corpo.

Possui a capacidade de estimular a produção de colágeno na região aplicada, há dois tipos, os fios de PDO liso, cuja a função é basicamente estimular colágeno e os fios de tração, esses possuem garras que promovem a tração da camada subcutânea da pele, além de estimular colágeno.

Além disso, o Fio PDO consegue promover um efeito lifting imediato no local aplicado pela tração.

Efeito Lifting

O lifting propriamente dito, é um procedimento cirúrgico utilizado para diminuir rugas e reduzir a flacidez do rosto e região do pescoço. Para sua realização é necessária internação do paciente e anestesia geral, sendo que seu processo de recuperação é bem lento e desconfortável.

No caso da aplicação de Fios PDO de tração, não há necessidade de internação ou anestesia geral, sendo possível a obtenção do efeito ” lifting” devido às suas garras de sustentação, que se fixam à camada subcutânea, remodelando a pele e ajudando a produzir o efeito lifting imediato na região onde foi aplicado.

Existem também os Fios PDO de estímulo de colágeno, que também são capazes de produzir o efeito lifting, mas a longo prazo. Nesse caso, os resultados podem ser observados apenas algumas semanas depois da aplicação, quando a produção de colágeno pelo organismo se torna mais intensa.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!

 

Como funciona o tratamento

O tratamento funciona assim: os Fios PDO são aplicados em uma área que foi previamente estudada e demarcada por um profissional especializado em uma consulta de avaliação, em que o paciente descreve suas necessidades e objetivos.

O procedimento é minimamente invasivo e pode ser realizado no próprio consultório dermatológico ou clínica de estética. Após uma anestesia local, são inseridas agulhas nos locais demarcados que deixam os fios na camada logo abaixo da pele.

Dependendo da necessidade e do objetivo de cada paciente, são utilizados fios lisos, em espiral ou espiculados, que podem diminuir rugas e flacidez, preencher o volume perdido, além de estimular a produção de colágeno na região aplicada.

Cuidados antes do procedimento

Antes de realizar qualquer tipo de procedimento estético, até mesmo os menos invasivos como a aplicação de Fio PDO, é necessário ficar atento ao escolher o profissional e o local onde será realizado, buscando sempre referências e indicações.

Também é necessário verificar se não existe nenhum tipo de processo inflamatório na região onde o procedimento será realizado, como pústulas, acne, algum tipo de dermatite ou psoríase.

Tipos de fios

Existem diferentes tipos de fios de PDO disponíveis no mercado da medicina estética, conforme podem ver abaixo:

  • Fios PDO lisos: indicado para aplicação em áreas de pele fina e delicada como pálpebras, tratar as linhas fixas entre as sobrancelhas que não saem com botox, rugas acima da boca (famoso código de barras), cicatriz de acne e região do pescoço – esse tipo é ideal para melhorar a qualidade da pele devido ao seu alto poder de produção de colágeno;
  • Fios PDO em parafuso: são indicados para praticamente os mesmos locais que os lisos, porém, possuem um suave efeito preenchedor, são indicados para tratar bigode chinês e linha de marionete, além da papada flácida e linhas do pescoço;
  • Fios PDO espiculados: esse tipo possui todos os benefícios dos fios lisos, mas possuem pequenas garras, também chamadas de espículas que ajudam a dar uma levantada na pele da face, gerando um efeito lifting imediato. São indicados para abrir o olhar, também conhecido como Fox eyes e Brown lift.

Lembrando que somente um profissional especializado será capaz de indicar o melhor tipo de Fios PDO para a necessidade de cada paciente.

 

Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!

 

Como se coloca os fios PDO

Primeiramente, é realizada uma avaliação por um profissional especializado, onde serão analisadas as necessidades e objetivos do paciente. Em seguida, é realizada a demarcação da área que receberá a aplicação.

É aplicada uma anestesia local e depois são inseridas agulhas que guiam os fios para debaixo da pele. Se o objetivo da aplicação for o lifting facial imediato, é utilizado o fio que possui as garras e a retirada da agulha é seguida por uma tração do tecido.

Para o tratamento de uma flacidez sutil ou de rugas mais suaves, é utilizado o fio liso, que é inserido na camada subcutânea em diferentes direções, formando uma espécie de rede. Esse tipo de fio, ao ser absorvido pelo organismo é substituído por um colágeno novo, melhorando a qualidade da pele.

Número de sessões necessárias

Não existe um número exato de sessões necessárias para a obtenção de um resultado satisfatório em um tratamento com Fios PDO, pois esse número pode variar de acordo com o problema a ser resolvido e principalmente com a resposta do organismo de cada paciente.

Vantagens do tratamento

A realização do tratamento com Fios PDO oferece inúmeras vantagens aos pacientes que optam por esta modalidade. Falaremos um pouco mais sobre algumas delas.

Sem preparação especial

Não é necessário nenhum tipo de preparação especial antes da realização do tratamento com Fios PDO, pois é um procedimento considerado simples e pouco invasivo, que pode ser realizado no próprio consultório médico, sem a necessidade de internação.

Pode ser realizado em qualquer época do ano.

Não exige anestesia

A aplicação dos fios não necessita de cirurgia, portanto não exige uma anestesia complexa. No entanto, como são utilizadas agulhas no procedimento, é comum o uso de anestésicos locais para um maior conforto do paciente.

Não altera a expressão facial

Apesar de apresentar um efeito lifting imediato em certos tratamentos e possuir o objetivo de combater rugas, linhas de expressão, flacidez e melhorar a qualidade da pele através do estímulo da produção de colágeno, a aplicação de Fios PDO não altera a expressão facial.

Não promove cicatrizes ou sangramento

Por ser um procedimento minimamente invasivo, ou seja, que não utiliza cortes em sua realização, a aplicação de Fios PDO não promove cicatrizes ou grandes sangramentos, pois, como os fios são inseridos nas camadas internas do tecido epitelial através de agulhas muito finas, a técnica é considerada segura.

Não existe risco de alergia

Os Fios PDO são compostos por uma substância chamada Polidioxanona, que é biocompatível, ou seja, que não causa danos ao nosso organismo, portanto, o risco de causar alguma alergia ou rejeição, é praticamente descartado.

Permite vários procedimentos ao longo da vida

Por ser composto de um material que é absorvido pelo nosso organismo, o efeito do tratamento com os Fios PDO têm uma duração limitada, sendo possível realizar vários procedimentos ao longo da vida.

Inclusive associados a outros procedimentos gera maior resultado.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!

 

Indicações para o tratamento

O tratamento com Fios PDO é indicado para diversos problemas relacionados à rugas e flacidez na área do rosto. Falaremos um pouco mais a seguir.

Flacidez facial

O uso de Fios PDO é indicado para combater a flacidez facial pois promove um aumento da produção de colágeno na área em que foi aplicado.

O tipo espiculado, ou seja, aquele que possui pequenas garras, é muito indicado para esses casos porque seu formato ajuda a levantar a pele flácida, gerando um efeito lifting imediato.

Contorno Mandibular

A perda de definição do contorno mandibular é uma queixa comum em consultórios dermatológicos e clínicas de estética.

O uso de Fios PDO de tração ou espiculados, é uma solução certeira para este tipo de problema, pois eles conseguem reposicionar os tecidos relaxados, devolvendo o contorno da face e gerando um efeito rejuvenescedor.

Elevação de sobrancelhas

Uma das consequências do processo de envelhecimento da nossa pele é a queda das sobrancelhas, que acaba gerando um ar de cansaço no rosto.

A aplicação de Fios PDO é uma ótima solução para elevar essa região, amenizando o ar de cansaço e devolvendo o aspecto jovial perdido com o passar dos anos.

Estímulo de colágeno

Todos os tipos de Fios PDO – lisos, em parafuso ou especulados, possuem, além da capacidade de proporcionar um suporte natural aos tecidos da pele que ficaram flácidos, a capacidade de estimular a produção de colágeno na região do entorno em que foram aplicados, tonificando a pele e deixando-a mais densa.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

Fox Eyes

Queridinha das celebridades atuais, na técnica do Fox Eyes, ou olhos de raposa, os Fios PDO são aplicados com o objetivo de provocar um ângulo oblíquo no canto lateral dos olhos, resultando num levantamento da ponta das sobrancelhas, deixando o olhar mais aberto.

Olheiras

Também é possível utilizar os Fios PDO para combater as olheiras, principalmente nos casos de olheiras profundas, pois além de atuarem como preenchedores, eles favorecem a produção de colágeno na região aplicada, devolvendo o viço e a elasticidade da pele

Bigode Chinês

O sulco nasogeniano, popularmente conhecido como bigode chinês é aquela ruga que aparece entre o nariz e o canto dos lábios. Esse tipo de ruga também pode ser amenizado com a aplicação de Fios PDO.

Linhas de Marionete

As linhas de marionete, como o próprio nome sugere, criam marcas similares às de um boneco marionete, localizadas nas laterais da boca que descem até o queixo e assim como outros tipos de rugas, podem ser combatidas com a aplicação de Fios PDO.

Pés de galinha

Os pés de galinha, aquelas ruguinhas que aparecem principalmente no cantinho externo dos olhos, podem ter diversas causas e a aplicação de Fios PDO é uma solução muito eficaz para amenizar sua aparência.

Papada

A papada pode ser causada pelo acúmulo de gordura, pelo excesso de pele e também pela flacidez muscular. O tratamento com Fios PDO pode trazer resultados muito satisfatórios em sua redução, ajudando também a remodelar os contornos do rosto.

Resultados

Se o tratamento for realizado com fios de tração, o resultado pode ser observado imediatamente – é o chamado efeito lifting, o estímulo de colágeno atinge o auge em 6 meses, onde é observado o total resultado do tratamento.

Agora, se o objetivo da aplicação dos Fios PDO é a melhora da qualidade da pele, o resultado poderá ser percebido em alguns meses, que é quando o novo colágeno começa a fazer a diferença no local da aplicação.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Cuidados e recomendações após os procedimentos

Como os objetivos da aplicação dos Fios PDO podem ser variados, cada procedimento pode exigir um cuidado específico, mas existem alguns que são comuns a todos os procedimentos como:

  • Cuidados básicos de higiene no local para evitar qualquer tipo de infecção;
  • Não esfregar o rosto na área da aplicação;
  • Não deitar sobre os fios;
  • Evitar movimentos bruscos e não realizar nenhum tipo de massagem no local;
  • Evitar exercícios físicos num primeiro momento e exposição ao calor excessivo.

Lembrando que somente um profissional especializado poderá orientar quais os cuidados mais indicados para cada paciente e cada tipo de procedimento.

Antes e Depois

Os fios de sustentação biocompatíveis são inseridos por baixo da pele através de microcânulas em um procedimento pouco invasivo e podem promover um efeito lifting imediato dos tecidos, além de estimular a produção de colágeno.

Os fios podem permanecer no organismo por até 6 meses e mesmo após sua completa absorção, o processo inflamatório que induz a produção de colágeno pode persistir e seus resultados podem durar até 2 anos.

Quanto tempo dura o Fio PDO

O resultado do procedimento com Fios PDO pode durar até aproximadamente 12 meses após sua aplicação, mas esse tempo pode variar de acordo com a resposta de cada organismo.

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

 

Quem não pode fazer

Algumas pessoas não podem realizar a aplicação de Fios PDO. Veja abaixo:

  1. Grávidas e lactantes;
  2. Pessoas que estejam com alguma doença e/ou infecção de pele no local da aplicação;
  3. Pessoas que possuem doenças autoimunes, diabetes, hipertensão, epilepsia ou hepatite B e C;
  4. Pessoas que fazem uso constante de anticoagulantes e anti-inflamatórios do grupo ibuprofeno;
  5. Pessoas que têm predisposição para a formação de quelóides ou hipertrofia cicatricial.

Antes de realizar qualquer tipo de procedimento com Fios PDO, é imprescindível que seja realizada uma consulta de avaliação por um profissional especializado que irá definir o tratamento mais indicado para cada paciente.

Preço do tratamento

O preço do tratamento com Fios PDO pode variar de acordo com o protocolo utilizado.

O número de sessões é variável e ficará sujeito a alguns fatores que deverão ser avaliados com cuidado por um profissional especializado.

Os procedimentos devem ser realizados em consultórios ou clínicas dermatológicas, por profissionais especializados, com ampla experiência e conhecimento na área.

Onde fazer o tratamento com Fios PDO em BH

A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo referência em Tricologia em Belo Horizonte.

A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos. Contando com um espaço acolhedor e uma infraestrutura aconchegante, está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.

Entre em contato conosco para agendar uma visita!

 

Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível