Clínica Flávia Freitas – Dermatologia e Tricologia – BH/MG

Micose

Micose

Micose

Micoses são infecções causadas por fungos que podem acometer qualquer lugar do corpo, desde couro cabeludo aos pés, incluindo as unhas.

Em geral, as lesões são avermelhadas, algumas vezes podendo ser brancas, descamativas, tendem a ter o centro mais claro e causam uma coceira constante.

 

Item 1: Qual é a causa da micose?

São infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e áreas mais úmidas do corpo.

Item 2: Como a micose é transmitida?

As formas mais comuns para pegar uma micose incluem:

Tocar na pele afetada por micose de outra pessoa;

Andar descalço em banheiros ou balneários públicos;

Utilizar a toalha de outra pessoa;

Usar a roupa de outra pessoa;

Compartilhar objetos de higiene ou cuidado pessoal;

Usar jacuzzi ou piscinas com água quente.

Tem 3: O que é bom para acabar com a micose?

A micose é uma doença de pele que tem cura pois é provocada por fungos que podem ser completamente eliminados com o uso dos remédios antifúngicos adequados como Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol.

 

Porque ocorre a micose?

São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos. Geralmente se desenvolvem quando há um ambiente propício, como calor e umidade.

Exemplo claro são as micoses entre os dedos dos pés, vulgarmente conhecida como “frieira” ou “pé de atleta”.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

Quais os tipos de micose?

Os tipos mais comuns de micose são a Pitiríase Versicolor, as Tineas, a Candidíase e as Onicomicoses. Saiba mais sobre os tipos de micose abaixo:

Pitiríase Versicolor

Doença muito comum, especialmente entre jovens, de evolução crônica e recorrente, isso significa que o tratamento e prolongado e volta com frequência. Indivíduos de pele oleosa tem mais tendência a apresentar esse tipo de micose, também conhecida como micose de praia ou pano branco, e que é causada por fungos do gênero Malassezia.

Apresenta-se como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas. Normalmente surgem na parte superior dos braços, tronco, pescoço e rosto.

Ocasionalmente, podem se apresentar como manchas escuras ou avermelhadas, daí o nome versicolor.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com medicamentos antifúngicos tópicos ou orais.

Deve -se sempre procurar um dermatologista porque há alguns cânceres de pele como a Micose Fungóide e outras doenças como a Hanseníase que também se manifestam com manchas brancas no corpo.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Tineas ou “tinhas”

Causadas por um grupo de fungos que vive às custas da queratina da pele, pelos e unhas.

Manifestam-se como manchas vermelhas descamativas, crescem de dentro para fora, com bordas bem delimitadas, podem apresentar pequenas bolhas e crostas. Em geral as lesões são arredondadas. O principal sintoma é coceira.

Estes fungos podem ser zoofílicos (encontrados em animais), geofílicos (encontrados no solo) e antropofílicos (encontrados nos homens).

Exemplos clássicos desse tipo de micoses são as micoses dos pés, entre os dedos (tinha interdigital), da virilha (tinha cruris ).

Tratamento

No tratamento das tineas podem ser utilizados antifúngicos locais ou orais.

Cuidados gerais como secar-se sempre muito bem após o banho, principalmente nas dobras, como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

 

Candidíase

A infecção pela cândida pode comprometer isoladamente ou conjuntamente a pele, mucosas e unhas.

É um fungo oportunista, assim, existem situações que favorecem seu desenvolvimento, como baixa da imunidade, uso prolongado de antibióticos, diabetes e situação de umidade e calor.

A Candidíase pode se manifestar de diversas formas, como placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”); lesões fissuradas no canto da boca (queilite angular) mais comum no idoso.

Placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal), que envolvem a região genital feminina (vaginite) ou masculina (balanite), provocando coceira, manchas vermelhas e secreção vaginal esbranquiçada.

Tratamento

No tratamento da candidíase, deve-se sempre considerar os fatores predisponentes, tentando corrigi-los. Antifúngicos tópicos e sistêmicos devem ser empregados sob orientação médica.

 

Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!

 

Onicomicoses

As onicomicoes são as micoses das unhas. Principal causa de alteração ungueal vista no consultório, acomete tanto as unhas dos pés quanto as unhas das mãos. São raras na infância, com predomínio no adulto maior de 55 anos.

Geralmente a unha se descola do leito (unha fica oca) e se torna mais espessa. Pode também haver mudança na coloração e na forma da unha.

Tratamento

O tratamento é difícil e muito prolongado. É tarefa difícil fazer com que os medicamentos cheguem até as concentrações nas unhas.

Pode feito com medicamentos locais como esmaltes ou orais e em média os tratamentos duram cerca de mais ou menos 6 meses.

O tratamento demanda um criterioso acompanhamento e deve ser feito com visitas regulares ao dermatologista, acompanhando a realização de exames.

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

 

Prevenção da micose

Hábitos higiênicos são importantes na prevenção das micoses.

Atenção: na suspeita de micose deve-se procurar auxílio médico. Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!

Sair da versão mobile