Melasma não é simplesmente uma mancha na pele, mas sim uma manifestação especial em indivíduos predispostos, decorrente de vários estímulos e reações químicas específicas.
Sabemos que o melanócito – responsável pela produção de melanina – o queratinócito e o fibroblásto, importantes células da pele, também orquestram o que determina o aparecimento do melasma. Há vários fatores que interferem no melasma como: sol, luz visível, calor, hormônios, estresse, doenças, medicamentos, entre outros.
Item 1: Quais tratamentos para Melasma?
Para tratar o melasma, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou ser indicada a realização de tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Item 2: Qual o tratamento mais eficaz para melasma?
Laser. O tratamento com laser é feito de acordo com a profundidade da melasma, geralmente em sessões semanais. O laser utilizado promove a liberação de ondas de calor sobre a pele que proporciona a destruição do pigmento da melanina. O procedimento com laser geralmente é utilizado em casos de melasma profundo.
Item 3: É possível acabar com melasma?
O melasma, apesar de não doer, não coçar e não trazer graves problemas para a saúde, é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. E não é só o sol que escurece a pele. “O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.
Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!
Tratamento IPCA
O procedimento utiliza um sistema de microagulhas, chamado de microagulhamento, que penetram na pele. O tratamento estimula a formação de fatores de crescimento, reorganizando e aumentando a produção de colágeno e elastina.
Esse processo de renovação da pele, corrige as imperfeições da pele como cicatrizes e linhas finas, bem como induz a melhora da tonalidade da pele.
Procedimento
Durante o processo são criados microcanais na pele que aumentam a absorção de alguns medicamentos.
Estes medicamentos podem ser aplicados na pele durante o procedimento, chamado drug delivery e ajuda a melhorar os resultados de fatores de crescimento, reorganizando e aumentando a produção de colágeno e elastina.
Renovação da pele
O processo de renovação cutânea corrige as imperfeições da pele como cicatrizes e linhas finas. O processo também induz a melhora da tonalidade da pele através da melhora do suprimento sanguíneo.
O ideal é que o procedimento seja feito em consultório médico com toda técnica de assepsia. Além disso, no consultório é aplicado um creme anestésico que reduz o desconforto do tratamento.
Em geral são realizadas três sessões, com intervalo mensal. Os resultados são observados nas primeiras sessões
Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!
Ácido tranexâmico
Possui ação anti-inflamatória e diminui a reação da radiação ultravioleta na pele. É efetivo na inibição da melanogênese, um derivado sintético do aminoácido lisina. O derivado é amplamente utilizado como hemostático.
O mecanismo de ação ocorre pela inibição da transformação do plasminogênio em plasmina. Assim, evita-se que vários fatores inflamatórios sejam acionados através da interação entre queratinócito e melanócitos.
Diminuição da mancha em tamanho e quantidade
A substância não é um clareador, mas um inibidor da cascata de inflamação causada pelo sol. Também diminui o tamanho e a quantidade de vasos no local da mancha.
O ácido tranexâmico pode ser utilizado em creme, injetável ou uso oral. Mas não é qualquer pessoa que pode fazer uso, antes é necessário criteriosa avaliação, para verificar se não há nenhuma contraindicação.
Tratamento do Melasma com Laser
O laser apresenta um ótimo resultado no tratamento do Meslasma mas, não poder ser qualquer um. Energias muitos altas provocam um rebote. O mais indicado hoje é o laser Q-Switched-Nd Yag com nanosegundos.
Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!