Rejuvenescimento ou Prejuvenation? Como adiar os sinais da idade

O aumento na expectativa de vida e a busca pelo rejuvenescimento estético nunca estiram tão em alta.

A longevidade já é um fato, e dizem, inclusive, que os 30 anos são os novos 20. Sim, a população está vivendo cada vez mais intensamente o envelhecimento.

É por isso que vemos técnicas cada vez mais sofisticadas, procedimentos e estratégicas com foco na beleza da pele, dos cabelos e do corpo em geral. Mas que, em um planejamento a curto, médio e longo prazo, resultam em um envelhecimento saudável, adiando ao máximo os sinais da idade.

O conceito de “prejuvenation“, é fruto dessa visão.  Vamos entender como funciona?

A longevidade e os sinais da idade

Se antes, o auge eram os 20 anos, atualmente, homens e mulheres chegam aos 30 com todo vigor.

Mas, mesmo com toda possibilidade de chegar bem aos 30, 40, 50 e até 100 anos, uma coisa é certa: o envelhecimento continua sendo um processo natural pelo qual todo ser humano passará.

prejuvenation e rejuvenescimento para envelhecimento saudável

Avanços na dermatologia estética

Se a expectativa da população cresce, em paralelo a este fato, os avanços no universo da dermatologia estética, tem acompanhado cada vez mais de perto essa tendência. 

Obviamente que a tendência em manter a alimentação saudável, combinada com a prática de exercícios constantes, é a principal fórmula para um corpo pleno e com a saúde em dia.

Mas, associada à esta filosofia, é interessante combinar produtos, técnicas e procedimentos, desenvolvidos para ampliar a prevenção e permitir uma juventude mais duradoura.

Prevenindo o envelhecimento precoce

A idade chega para todos, não há raça, cor, religião, experiências que evitem este processo.  O processo é natural mas pode se desenvolver de forma precoce se não tomamos os devidos cuidados.

Bons hábitos podem torna o processo de envelhecimento mais sutil, leve e até mesmo prazeroso. Exercitar-se diariamente, ajuda o corpo a entender suas limitações, enxergar as possibilidades e, inclusive, respeitar as novas fases nas quais está entrando.

primeiros sinais da idade

Trabalhando para retardar o envelhecimento

A saúde, as finanças e a sociedade em si. São vários os motivos pelos quais encaramos o envelhecimento com a mentalidade de que, nesta fase, tudo se torna mais complicado.

Mas isso não precisa, nem deve, ser enxergado desta forma, se não, envelhecer de fato se torna um fardo. Manter o corpo em movimento, exercitando-se com frequência, contribui para uma boa visão externa do próprio corpo.

Alimentação saudável

Já a alimentação saudável é uma forma de ampliar sua visão interna, percebendo o valor dos alimentos que ingere, e claro, entendendo quais contribuem para o bom funcionamento do corpo e da mente.

Enquanto você combina essas práticas saudáveis, sua pele, cabelo e corpo, como um todo, vão dando os primeiros sinais do envelhecimento. E para os surgimentos de marcas naturais, como rugas, estrias e a flacidez, há os tratamentos estéticos modernos.

envelhecer bonita como a jennifer aniston

Adiando os sinais de envelhecimento

Não queremos envelhecer, afinal, o corpo é uma máquina e como toda máquina, o tempo acaba impactando no seu melhor funcionamento.

Todos sabemos da importância de manter os cuidados básicos, mas os sinais de envelhecimento serão realidade hora ou outra. É um fato.

Por isso já é muito comum e muitos buscam apoio dos procedimentos estéticos para minimizar os primeiros sinais e principalmente, adiá-los.

Os  procedimentos estéticos menos invasivos, com efeitos mais naturais, tem sido cada vez mais procurados.

Alguns exemplos são os estimuladores de colágeno, preenchimentos, aplicações de ácidos, radiofrequência e laser, como a luz pulsada, por exemplo.

Renovação da pele

As rugas, as linhas de expressão, a flacidez facial, e a flacidez corporal estão entre os sinais do envelhecimento que mais incomodam as pessoas.

Ao alcançar os 30, por exemplo, as primeiras rugas começam a surgir, pois as fibras de elastina sofrem alterações o que leva a diminuição da densidade cutânea.

Com isto, a pele perde firmeza e elasticidade, afetando, por exemplo, o contorno do rosto. Para adiar esse processo, o ideal é investir na renovação celular, pois nessa fase a hidratação natural da pele começa a diminuir.

tratamento para flacidez facial com ultraformer

Além de produtos cosméticos de uso constante, procedimentos como Pelling de Diamante, limpeza de pele e esfoliações, são alguns dos procedimentos indicados para renovação da pele.

peeling de diamante

Tratamento corporal

Já a flacidez corporal, que também é um sinal evidente do envelhecimento, deve ser trabalhada diariamente.

A ingestão de água, de alimentos ricos em proteínas e colágeno e prática de exercícios são os primeiros passos. Já os tratamentos realizados na fisioterapia dermato funcional também são ótimas indicações.

Aparelhos de radiofrequência, carboxiterapia ou crioterapia, por exemplo, são eficazes no tratamento da flacidez, mas, obviamente, os melhores resultados vêm com a realização de atividade física e alimentação equilibrada.  

flacidez corporal

O envelhecimento tardio é possível, mas para isto é preciso dedicação, esforço e disciplina.

Combinar cuidados pessoais com procedimentos estéticos, como o Ultraformer e o Laser Venus Legacy por exemplo,  é uma excelente prática para o rejuvenescimento e até mesmo para evitar o envelhecimento precoce.

laser venus legacy no combate à flacidez

Planejando o rejuvenescimento

Sempre que falamos em tratamentos estéticos é indispensável reforçar a necessidade em fazer tudo com o acompanhamento de um médico dermatologista.

Qualquer intervenção no seu corpo, por menos invasiva que seja, precisa de cuidados, técnicas e orientações.

Após uma consulta com o dermatologista, o próximo passo é escolher uma clínica de estética confiável e, claro, profissionais de fato especializados na aplicação do procedimento em questão.

retardar sinais da idade e preservar a beleza do rosto

Tratamentos que não funcionam

É comum vermos no noticiário problemas com procedimentos estéticos que não deram certo, o que muitas das vezes gera dúvidas quanto à confiabilidade do procedimento.

A questão é que, na maioria das vezes, os técnicas em si são aprovadas e validadas por órgãos responsáveis, porém sendo aplicadas por pessoas não especializadas.

Cuidados essenciais

Outro grave problema, comum ao mercado da estética, são os cuidados pré e pós procedimento.

É comum verificar pacientes ignorando as recomendações, não se cuidando da forma adequada e colocando sua saúde em risco.

A automedicação por exemplo é uma grande vilã. É importante comunicar-se com o seu dermatologista quando há uma reação adversa depois do procedimento.

Recomendações da sua dermatologista

Certos tratamentos para minimizar os efeitos do envelhecimento, não exigem cuidados tão intensos. Muitas vezes, boas práticas no dia-a-dia já são suficientes para a longevidade dos resultados.

Entretanto, estes cuidados não podem ser ignorados e deve ser levados à risca. Citamos por exemplo, o uso correto do protetor, principalmente quando recomendado pelo especialista, em casos pós-tratamento.

Cada paciente, um caso específico

Em alguns procedimentos, como caso do ultraformer por exemplo, é costumeira uma leve sensibilidade na área.

Uma sensação que começa a desaparecer 48 horas após a sessão. Mas tal sensibilidade pode variar de acordo com o tipo de pele. Por isso é importante ouvir com atenção às recomendações.

O Ultraformer pode ser realizado na região do corpo, e no rosto também ganha benefícios, pois melhora a espessura dérmica, linhas finas, cicatrizes de acne e flacidez no pescoço e colo.

ultraformer corporal

Bioestimuladores

Já o Radiesse, um gel bioestimulador utilizado no preenchimento de rugas, marcas de expressão, sulcos e vincos da pele, estimula a produção de colágeno pelo organismo.

Ele pode apresentar algumas reações, como: dor suave, cicatrizes, inflamações, etc. Não e uma prática comum, mas são possibilidades que vão variar de acordo com o organismo de cada paciente.

Por isso é tão importante entender, junto ao seu dermatologista, qual é o plano de tratamento ideal de acordo com o seu perfil.

radiesse beneficios e indicações

O que diz a Dra. Flávia sobre Prejuvenation

Você está preparada lidar com o envelhecimento?

Envelhecer é um processo natural da vida, e os avanços tecnológicos estão aí para te ajudar a vivenciar isso da melhor forma possível.

Sinta-se jovem e confiante, contando com a assistência de um dermatologista experiente, que atenda você com a devida atenção e cuidado!  😉