A rosácea é uma dermatose crônica, caracterizada por uma dilatação dos vasos da pele onde pode ocorrer surtos de rubor (vermelhidão e calor na face), telangiectasias(vasinhos), pápulas e pústulas (lembram acne) e espessamento da pele e fimas.
A causa é desconhecida. Acomete em maior proporção mulheres de meia-idade. Manifesta-se por quadros transitórios ou persistentes de vermelhidão, telangiectasias, edema, pápulas e/ou pústulas na face, mais tipicamente na porção central.
Item 1: O que é rosácea?
Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. A afecção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo e afeta mais os adultos entre 30 e 50 anos. Embora as mulheres sejam mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da enfermidade.
Item 2: Qual a causa de rosácea?
A causa da rosácea é desconhecida. Pensa-se que poderão estar envolvidos vários fatores, tais como: a exposição à radiação ultravioleta, anomalias no sistema imunológico, hiper-reactividade vascular e uma reação inflamatória exagerada a microrganismos.
Item 3: O que alivia a rosácea?
O tratamento para rosácea mais comum é feito com produtos de uso tópico, sob orientação médica. O objetivo é diminuir a inflamação e vermelhidão do paciente. Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário.
Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!
Tipos de Rosácea
Há vários subtipos, que incluem Rosácea Eritemato Telangiectásica, Papulopustulosa, Rosácea Infiltrativo-nodular, Fulminante, Rosácea Ocular e Granulomatosa, além das fimas.
A rosácea é doença cutânea multifásica predominantemente facial, de evolução variável e com tendência à cronicidade, ocasionada por alterações de natureza vascular.
Prédisposição genética e fatores ambientais
A Rosácea emerge da interação de prédisposiçao genética individual e presença de fatores ambientais provocativos (compreendidos como elementos internos ou externos ao organismo que, ao longo de período variável, mas geralmente extenso, agem isoladamente ou em conjunto).
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
Fatores provocativos
Para cada portador rosácea, haverá um conjunto específico de fatores ambientais importantes no desencadeamento (fatores provocativos) e no agravamento (fatores agravantes) da doença.
São eles:
- Exposição solar crônica ou aguda reincidente: alterações emocionais;
- Processos infecciosos (exposição ao Helicobacter pylori), desordens gastrointestinais e disfunções hormonais
- Exposição a alimentos com alta temperatura;
- Exposição a alterações, climática abruptas (calor, frio, vento);
- Uso de bebidas alcoólicas;
- Uso de drogas vasodilatadoras;
- Uso de drogas fotossencibilizantes e/ou condições clínical fotossensibilizantes (por exemplo. infecção por vírus da imunodeficiência humana);
- Condições, clínica liberadoras de substâncias que provocam flushing(por exemplo, síndrome carcinóide e neoplasia endócrina múltipla);
- Alterações hormonais fisiológica da fase do climatério:
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
Tratamento para Rosácea
O tratamento é direcionado para cada tipo de rosácea. A rosácea eritematotelangectasica responde muito bem à laseres onde o foco são os vasos, como luz intensa pulsada, V beam (Day laser) , Nd yag com ótimos resultados.
Quando há lesões pápulo pustulosas geralmente boas respostas ocorrem com antibióticos e outros medicamentos específicos para esse fim. Evitar os agentes irritantes na face. É doença crônica com períodos longos de acalmia (melhora) desde que seja seguido as recomendações do seu dermatologista.
Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!