Carregando..

Tinturas nos cabelos

23/08/2016

Que mulher nunca usou tinturas? É possível fazer uso do recurso para renovar o visual, mas com cuidados para não prejudicar a saúde dos cabelos. Sendo assim, vamos saber um pouco mais sobre elas.

As tinturas podem ser divididas entre:

  • Tinturas Permanentes
  • Tinturas Semipermanentes
  • Tinturas Temporárias.

 

Item 1: O que e tingir o cabelo?

Tingir o cabelo significa aplicar uma coloração nos fios e aí pode ser uma tinta de cabelo ou até mesmo um tonalizante.

Item 2: O que acontece quando pinta o cabelo?

Em essência, as tinturas corroem a camada superficial dos fios – o que, com o tempo, deixa os cabelos mais secos, opacos e quebradiços. Quanto mais radical a mudança de cor e quanto maior o tempo de exposição ao produto, maior é o risco de fragilizar os fios.

Item 3: É seguro pintar o cabelo em casa?

4) Os danos causados pelo processo feito em casa podem render mais trabalho do que as horas passadas no salão. Se seus fios estiverem danificados ou sensíveis e forem expostos a processos químicos sem os cuidados necessários, pode acontecer a quebra química.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

Tinturas permanentes

As tinturas permanentes são soluções à base de amônia e água oxigenada. Que dependem de uma reação de oxidação para chegarem ao resultado final desejado. Este tipo de produto penetra no fio do cabelo e no córtex reage mudando a cor do cabelo.

É o tipo de tintura mais indicada aos cabelos brancos e grisalhos, pois o pigmento dele é permanente e não sai com as lavagens. A desvantagem do produto é deixar os fios mais ásperos e impedir a utilização de outras químicas.

Tinturas semipermanentes ou tonalizantes

São pigmentos que tingem os fios por até doze lavagens. Usa-se apenas para escurecer os fios, nunca clarear. Aplicados nos fios úmidos, penetram na camada externa dos fios apenas. Não possuem amônia.

Tinturas temporárias

Não penetram em nenhuma camada do fio e geralmente duram apenas uma lavagem. Normalmente são utilizadas por adolescentes e jovens, que aplicam cores extravagantes nos fios, sem o intuito de modificar a cor natural dos fios.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

A tinta temporária mais conhecida é a Henna, um corante alaranjado, aplicado sob a forma de emplastro de pó e água quente. As tinturas temporárias, em geral, causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato. São de fácil aplicação e não agridem o cabelo.

Neste tópico também temos os descolorantes. A função desses produtos é retirar a melanina do fio, parcial ou integralmente. É o que ocorre em procedimentos como luzes, reflexos ou mechas. O produto dissolve a melanina do fio e clareia o pelo, de acordo com o tempo de aplicação.

Em todos os casos, é importante conhecer os componentes do produto e fazer alguns testes aplicando uma pequena quantidade sobre a pele, de forma a evitar reações alérgicas. Em caso de alergia, suspenda o uso imediatamente.

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível