O tratamento para espinhas tem objetivo de controlar a oleosidade produzida pelo desequilíbrio das glândulas sebáceas.
Limpezas de pele com sabonetes, aplicação de tônicos e loções são alguns dos cuidados. É também importante observar a alimentação, de forma a consumir alimentos que vão amenizar a inflamação da pele.
Item 1: Qual o melhor tratamento para espinhas no rosto?
Nas formas mais amenas da acne, em geral é suficiente lavar a área com sabonete suave, uma ou duas vezes por dia. Em seguida, usam-se cremes ou loções receitados pelo dermatologista, com substâncias como ácido retinoico, que ajudam a desobstruir os poros.
Item 2: O que os dermatologistas indicam para acabar com as espinhas?
Para acne leve, recomendo o uso de soluções tópicas como um dermocosmético adequado disponível em farmácia, como um produto com peróxido de benzoíla ou um produto que contenha um retinoide como adapaleno para ajudar a desobstruir os poros.
Item 3: Qual o melhor tratamento para espinhas e cravos?
Os tratamentos para cravos e espinhas podem ser desde aqueles mais simples, como o uso de cosméticos específicos para a pele com acne e o tratamento estético com a limpeza de pele, até os mais complexos feitos com o uso de medicamentos tópicos e orais. Para quem tem pouca espinha, o uso de cremes pode ser suficiente.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
Principais tratamentos para Espinhas
1. Tratamento com agentes de limpeza
Sabonetes, tônicos e loções, são utilizados para remover o excesso de oleosidade. Podem ser usados 2 vezes ao dia para impedir o acúmulo de gordura e impurezas que obstruem os poros e formam as espinhas.
Esses produtos devem não devem ser utilizados em abundância. Eles podem promover ressecamento excessivo da pele. Além disso, o ressecamento pode estimular produção de oleosidade compensatória.
Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!
2. Tratamento com medicamentos retinóides
Substâncias que são utilizados à noite ou 2 vezes ao dia. São suficientes para resolver a maior parte dos casos de Acne de grau 1.
Alguns dos Retinóides Tópicos disponíveis são:
- Ácido retinóico;
- Adapaleno;
- Isotretinoína tópica;
Tópicos também utilizados no tratamento da Acne de grau 1 são:
- Peróxido de benzoíla;
- Ácido salicílico;
- Ácido azeláico;
- Antibióticos tópicos
Geralmente, estes produtos agem na diminuição e dissolução das espinhas. Tem também a finalidade de evitar a formação de cravos. Além disso, apresentam também efeito anti-inflamatório e antibacteriano.
3. Tratamento com comprimidos antibióticos
Alguns antibióticos são capazes de diminuir a população de bactérias que habitam a pele e desenvolvem espinhas.
São usados em casos inflamatórios, de acne grau 2 ou 3. Normalmente o tratamento com antibióticos é associado a produtos tópicos.
Os antibióticos mais usados no tratamento para espinhas são os macrolídeos e as tetracicinas.
4. Tratamento com Isotretinoína oral
Conhecida como Roacutan, é utilizada em casos severos, a partir da acne grau 3.
É usado também quando a acne é leve, contudo, resistente aos tratamentos tradicionais. A Isotretinoína Oral tem um potente efeito anti-inflamatório.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!
5. Tratamento com Anticoncepcional Antiandrogênico
Anticoncepcionais Antiandrogênicos são utilizados para acne resistente em mulheres. Sobretudo naquelas que têm piora das espinhas no período pré-menstrual.
Também são úteis quando a causa é o excesso de hormônios androgênicos, como a testosterona. Esses hormônios fazem com que a oleosidade da pele aumente consideravelmente.
Geralmente utilizamos anticoncepcionais que tenham em sua composição acetato de ciproterona ou drospirenona. A utilização desses medicamentos também deve seguir orientação do ginecologista.
Outras técnicas no tratamento para espinhas
Fototerapia com luzes especiais, peelings, laseres e luz pulsada, são muito úteis no tratamento da acne. São ótimas opções quando associados a outros tratamentos. Juntos, eles apresentam resultados ainda melhores.
Tratamento para espinhas e cravos
Limpeza de pele
A limpeza de pele é uma grande aliada no tratamento das espinhas pois remove os cravos e as células mortas. A limpeza de pele também colabora na penetração dos medicamentos aplicados na pele.
Resultados esperados no tratamento para espinhas
Os resultados do tratamento para espinhas, geralmente, são vistos após 1 a 3 meses. Contudo, se faz necessária a manutenção, para evitar a recorrência dos cravos e das espinhas.
Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!
Quais alimentos causam espinhas?
À associação entre alimentação e acne é bastante controversa. Vários estudos tem demonstrado que o leite de vaca e seus derivados podem sim causar acne.
Ele estimula a produção de sebo e a Comedogênese na pele resultando no surgimento de acne.
Chocolate causa espinhas?
Chocolate, cacau em si não. A piora pode ser porque é um alimento que é composto por leite e açúcar.
Suplementos e Whey causam espinhas?
O whey derivado do leite vaca pode sim causar acne em pessoas predispostas, mas não em todo mundo.
Se caso note piora ou resistência aos tratamentos, deve ser trocado o whey por whey de outras origens que não do leite.
Alimentação durante o tratamento
Durante o processo são recomendados o salmão, frutas, legumes e sementes de girassol. Além disso é necessário evitar o consumo de frituras e doces.
Hoje sabemos que o leite e seus derivados, assim como alimentos com alta carga glicêmica, são grandes vilões para nossa pele.
Durante o tratamento é importante manter a pele limpa e fazer uso de produtos específicos para cada tipo de pele. Ao mesmo tempo que é importante evitar mexer ou espremer as espinhas.
Preço do tratamento para espinhas
O preço do tratamento para espinhas pode variar de acordo com o paciente, protocolo utilizado e com a associação de procedimentos.
É aconselhável que o diagnóstico seja realizado por profissionais com experiência, conhecimento na área e em locais de confiança.
Clínica especializada em Belo Horizonte
A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo referência em Tricologia em Belo Horizonte.
A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos. Contando com um espaço acolhedor e uma infraestrutura aconchegante, está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.
Entre em contato conosco para agendar uma visita!
Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!