Carregando..

Tratamento para manchas na pele

26/05/2018

O tratamento para manchas na pele consiste na eliminação das manchas, alterações na coloração que podem aparecer em qualquer idade. As manchas apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa.

Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável, as manchas podem incomodar bastante.

 

Item 1: Qual o melhor tratamento para manchas na pele?

Quais são os principais tratamentos para manchas na pele?

  1. Microagulhamento com Smart Derma Pen. O microagulhamento é um dos tratamentos mais eficazes para clarear a pele. …
  2. Peeling de porcelana. …
  3. Peeling químico. …
  4. Peeling de diamante.

Item 2: O que os dermatologistas indicam para manchas no rosto?

A dermatologista deu algumas opções de tratamento, como: “Produtos clareadores à base de ácido tranexâmico, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido kójico, nicotinamida, a vitamina C… Além disso, procedimentos como o laser e o peeling também são benéficos”, citou.

Item 3: Quanto tempo demora para uma mancha sair da pele?

Cicatrizes de acne, marcas de sol e hiperpigmentação em determinados pontos do rosto exigem tratamentos cuja manutenção pode durar por toda a vida. Isto acontece porque há muitos fatores que provocam as manchas. Quem usa hidroquinona para reduzir a produção de melanina pode esperar resultados em duas semanas.

 

Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!

 

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável, tanto na praia como na cidade, pouca gente tem o cuidado de aplicar o produto várias vezes ao dia, como recomendam os dermatologistas.

Causas das manchas na pele

As manchas na pele podem ter diversas causas. A mais comum é a mancha marrom, o famoso Melasma, que pode aparecer por diversos fatores.

Já as manchas vermelhas podem ser sinal de Rosácea, que pede um tratamento específico.

No caso das manchas na pele causadas por espinhas, hormônios ou exposição solar sem proteção, é preciso optar por produtos clareadores, indicados por dermatologistas, associados ao filtro solar de uso diário.

As causas das manchas são várias:

  • Alterações na produção de Melanina (pigmento da pele);
  • Infecções (Micoses, vírus);
  • Distúrbios hormonais (Melasma);
  • Alterações vascular;
  • Tumores;
  • Exposição ao sol;
  • Marcas de Acne.

As manchas escuras na pele são as mais comuns, sendo causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de Melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.

Alterações hormonais, uso de medicamentos e outros fatores atuam sobre os Melanócitos, que dão origem às manchas no rosto ou no corpo.

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

 

Principais tipos de manchas na pele

Melasma

O Melasma é uma mancha escura que surge no rosto, próximo às maçãs no rosto e na testa, sendo muito comum na gravidez, porque está intimamente ligada às alterações hormonais.

Estas alterações irritam os Melanócitos, que passam a produzir irregularmente uma maior quantidade de Melanina, deixando áreas mais escuras em determinadas áreas do rosto. Essas geralmente aparecem ou pioram quando a pessoa fica muito exposta ao sol.

Tratamento

Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição prolongada ao sol, assim como fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo.

Além disso pode-se passar um creme ou pomada para clarear a pele, prescrita pelo dermatologista

Manchas senis ou mancha solar

As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena, que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar.

As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço. Embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens.

Tratamento

Quando ocorre um número maior de manchas, é recomendado ir ao dermatologista, para que ele indique os produtos mais adequados.

Isso é importante, porque quando a pessoa tem muitas manchas desse tipo, tem maior risco de câncer de pele e só o dermatologista poderá avaliar se as manchas que apresentam esse risco ou não.

O uso de cremes clareadores pode ser uma boa opção, mas tratamentos estéticos, como laser, Luz Pulsada e Peeling, apresentam resultado mais rápido e eficiente.

Manchas vermelhas na pele

As manchas vermelhas podem ser consequência da Rosácea, uma hiperatividade dos vasos da pele a diversos estímulos. A região apresenta o aspecto avermelhado devido a dilatação dos vasos.

É mais comum na face e na região central. Além da vermelhidão, pode vir acompanhada de lesões populosas, que lembram a Acne.

A Dermatite que se manifesta através de manchas vermelhas na pele, pode ser conseqüência do surgimento de uma alergia que eventualmente causa manchas marrons na pele, que coçam e que podem aparecer após ingerir alimentos alergênicos, como o camarão, morango ou amendoim.

A manifestação também pode ocorrer após aplicação produtos na pele, como cremes, perfumes ou cosméticos. Pode também ocorrer por objetos em contato com a pele, como pulseiras ou colares, passando a ser denominada dermatite de contato.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!

 

Tratamento

É recomendado consultar um dermatologista para identificar a causa da alergia, de maneira que se possa evitar o consumo ou contato com o agente que provoca a reação.

Rosácea

A Rosácea, muitas vezes confundida com acne, é uma doença de pele, crônica, que acomete principalmente mulheres de pele clara, acima dos 30 anos.

A sua principal característica é a vermelhidão na parte central do rosto, como, nariz, queixo, testa e bochechas. Pode apresentar pústulas (bolinhas de pus) e pápulas inflamatórias, além de coceira e nódulos.

A causa ainda é desconhecida, mas suspeita-se de ligação com o ácaro Demodex folliculorum, helicobacter pylore e outros. Peles claras apresentam maiores chances de ter a doença.

Tratamento

A Rosácea possui subtipos e cada um deve ser tratado com uma estratégia diferente, mas na grande maioria dos casos, a associação de tratamentos é que apresenta melhores resultados.

Antibióticos tópicos e oral são administrados pelo seu efeito anti-inflamatório e para acalmar a pele sensibilizada.

Sabonetes não abrasivos, agentes calmantes como, loções, água termal e hidratantes são necessários para manter a pele sensibilizada hidratada. Filtros solares para pele sensível são fundamentais.

Os lasers são os mais eficientes para melhora da vermelhidão, eles dão um efeito mais rápido e muitas vezes aumentam o intervalo entre as crises, mantendo a pele normal por mais tempo.

A Luz Intensa Pulsada e o Vbeam são os mais indicados, eles atuam na dilatação dos vasos, resultando na diminuição da vermelhidão causada por eles. Juntos, eles promovem a melhora global da pele e diminuição do aspecto que interfere na vida do paciente.

 

Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!

 

Micose ou pano branco – Ptiríase Versicolor

O pano branco, também conhecido como Micose de Praia, surge devido a uma infecção causada por um fungo, que provoca o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele.

Com o passar do tempo a Micose vai se espalhando pela pele. Geralmente a pessoa não se contamina na praia, mas depois de ficar mais bronzeada, consegue observar a presença das áreas esbranquiçadas com maior facilidade.

O causador da Micose é um fungo que vive na pele humana, em quantidade controlada, mas quando o sistema imune da pessoa fica comprometido, é comum que haja uma maior proliferação deste fungo na pele, dando origem à Micose.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!

 

Mancha ou queimadura causada pelo Limão – Fitifotodermatose

A Fitofotodermatite é o nome científico das manchas causadas pelo limão e outras substancias cítricas. Basta que o limão entre em contato com a pele e a pessoa fique exposta ao sol.

A seguir, A pele reage com a formação de bolhas ou pequenas manchas na pele, escuras, especialmente nas mãos.

Como tratar

É recomendado lavar bem a pele para eliminar o material em contato com a pele. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.

Manchas de diabetes – Acantose Nigricans

A Acantose Nigricans, é o nome científico das manchas escuras que surgem ao redor do pescoço, das pregas cutâneas, axilas e debaixo das mamas, em pessoas que tem resistência a Insulina ou Diabetes. No entanto, embora seja mais raro, esse tipo também pode surgir em pessoas com câncer.

Tratamento

Deve-se consultar o dermatologista, que irá identificar a causa da Acantose Nigricans. Além disso, quando é provocada pelo excesso de peso, o paciente deve promover o emagrecimento, porque isso facilita o tratamento e a uniformização do tom da pele.

Vitiligo

O Vitiligo é uma doença que provoca o surgimento de manchas brancas na pele, especialmente em locais como genitais, cotovelos, joelhos, rosto, pés e mãos. O vitiligo pode surgir em qualquer idade e as suas causas ainda são desconhecidas.

É recomendado consultar o dermatologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com cada caso.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

 Manchas causadas pela Acne

A cicatriz de espinhas é uma causa muito comum de manchas na pele em jovens adolescentes, surgindo, principalmente, após o tratamento da acne grave, por exemplo.

Tratamento

É importante controlar a oleosidade da pele com os tratamentos anti-acne. Quando a pessoa já não apresenta nenhum cravo ou espinhas, podem ser indicados tratamentos para clarear a pele como o uso de cremes com ácidos, Peeling com ácidos, microagulhamento e tratamentos estéticos como laser ou Luz Pulsada.

Manchas de nascença

As manchas de nascença podem ser avermelhadas ou mais escuras que o tom da pele. De difícil tratamento, mas hoje há laseres e terapias que podem ser tentadas para amenizá-las.

Quando ela causa muito constrangimento, a pessoa pode ir ao dermatologista para avaliar os tratamentos que poderão ser indicados, de acordo com sua localização e profundidade de cada mancha.

O Peeling com ácidos, que remove a camada mais externa e intermediária da pele e o tratamento com laser, podem ser algumas opções indicadas para tratar esse tipo de mancha.

Fazer uma tatuagem aproveitando o formato e a localização da mancha também pode ser uma forma mais positiva de viver em paz com a mancha.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Cuidados para aumentar o sucesso do tratamento

Os cuidados essenciais para prevenir o surgimento de novas manchas na pele, e para evitar que aquelas que já existem fiquem ainda mais escuras, são:

  • Passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa;
  • Hidratar diariamente a pele do corpo e do rosto, com cremes próprios adequados para cada área;
  • Evitar a exposição solar excessiva;
  • Não espremer espinhas ou cravos;

Esses cuidados devem ser tomados durante o tratamento de qualquer tipo de mancha na pele.

Manchas marrons na pele

O Peeling é o procedimento indicado para o tratamento de manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o tratamento esfolia a pele envelhecida ou doente, possibilitando a formação de uma nova camada saudável e de aspecto saudável.

O Peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Tudo vai depender do dano causado na pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Diagnóstico e tratamento de manchas na pele

Como já falamos anteriormente, existem muitos tipos de manchas e cada tipo possui características e causas diferentes.

Diante disso, para a obtenção de um diagnóstico preciso, é fundamental realizar uma consulta de avaliação com um médico especializado, pois somente assim será possível a definição de um tratamento específico para cada caso.

Preço do tratamento para manchas na pele

O preço do tratamento para manchas na pele pode variar de acordo com o protocolo utilizado e com a associação com outros procedimentos.

O número de sessões também é variável e será definido pelo médico especializado em uma consulta de avaliação do caso.

É aconselhável que os procedimentos sejam realizados por profissionais com experiência e conhecimento na área, em locais de confiança.

Clínica especializada em Belo Horizonte

A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo referência em Tricologia em Belo Horizonte.

A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos. Contando com um espaço acolhedor e uma infraestrutura aconchegante, está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.

Entre em contato conosco para agendar uma visita!

 

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível