Tricoscopia

Nunca ouviu falar sobre a Tricoscopia? Quer entender o que é e como ela pode te ajudar?

O que é Tricoscopia?

A Tricoscopia Digital é um procedimento realizado com auxílio de aparelhos ópticos portáteis, conhecidos como Dermatoscópio ou Tricoscópio.

O exame permite visualizar o couro cabeludo, os ostios foliculares e as hastes dos pêlos através de imagens ampliadas.

Com isto, o profissional que realiza o exame consegue observar detalhadamente os aspectos mais importantes, que não poderiam ser observados a olho nu.

Avaliação profunda

A Tricoscopia avalia vários aspectos dos fios e do couro cabeludo, como o formato, o calibre, a pigmentação e a integridade do fio. É possível também observar se há a presença de alergias, irritações e padrões de vascularização do couro cabeludo.

Através deste procedimento, é possível traçar uma análise comparativa dos diferentes locais dos fios de cabelo e do couro cabeludo. Ele ainda torna possível detectar áreas de comprometimento e a intensidade deste comprometimento.

Determinando o tratamento correto

Ainda, o exame é importante auxílio na orientação aos médicos, na hora de determinar a resposta aos diversos tipos de tratamento indicados para cada caso.

Por exemplo, se um paciente é direcionado para uma terapia capilar através da micro infusão de medicamentos no couro cabeludo, é possível avaliar com exatidão a evolução do tratamento.

mmp capilar

Queda de cabelo e calvície

Diariamente passamos pelo processo de renovação dos fios, e nisto é comum cair alguns fios. Mas, quando esta queda aumenta pode significar fragilidade na estrutura capilar.

Uma queda mais agressiva, cerca de 300 fios ao dia, pode ser causada por uma série de fatores, como estresse e má alimentação.

Mais que apenas predisposição genética

Embora a calvície esteja muito mais ligada à predisposição genética, este pode não ser o único motivo. São vários os fatores que influenciam na doença e dentre eles podemos citar:

  • As alterações no couro cabeludo (pinturas, alisamentos e permanentes);
  • O uso contínuo de secadores;
  • A higienização inadequada;
  • A alimentação;
  • O estresse;
  • Disfunções no organismo.

Existem vários procedimentos para evitar o progresso da queda de cabelo ou calvície, mas para para realizá-los, é indispensável consultar um dermatologista.

Só este profissional poderá fazer uma análise das características  e possíveis causas do problema. E é nesta fase de busca pelas causas, que o exame de Tricoscopia digital é um grande aliado.

O exame permite um retorno do médico mais objetivo, eficaz e direcionado.

Como é feito o exame de Tricoscopia?

O exame é rápido, não invasivo e não provoca nenhum tipo de dor. Ele é realizado dentro do próprio consultório dermatológico com o uso de um fotovideodermatoscópio.

Com auxílio do microscópio as hastes pilosas e do couro cabeludo, aumentam entre 20 e 70 vezes, com e sem luz polarizada.

Sem cortes e sem desconforto

A Tricoscopia é um exame de imagem, sem cortes ou qualquer desconforto. O método é rápido e seguro e não requer preparo e nem tem contraindicações.

Pode ser realizado por todo paciente com queda de cabelo e alterações no couro cabeludo. Contudo, para cada caso, o médico dermatologista terá condições de avaliar e indicar, se necessário, a realização de um tratamento específico.

É importante lembrar que o exame de Tricoscopia pode ser usado tanto no diagnóstico, quanto na indicação adequada do tratamento e também a avaliação da resposta ao tratamento.

diagnostico da calvicie

Doenças diagnosticadas

A queda de cabelo pode ser um sinal de enfermidades:

  • Alterações da tireóide;
  • Anemia;
  • Infecção urinária;
  • Sífilis;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Carência nutricional.

Dentre as doenças que podem ser diagnosticadas durante a Tricoscopia estão:

  • A rarefação e perda capilar;
  • Calvícies de padrão feminino e masculino;
  • Alopécia areata;
  • Alopécia frontal fibrosante;
  • Eflúvio telógeno;
  • Lúpus;
  • Líquen plano pilar;
  • entre outras.

A Tricoscopia tem papel fundamental na detecção precoce de alterações dos fios de cabelo e do couro cabeludo.

Por isso o exame é tão importante, já que orienta o profissional do ponto de vista de qual tratamento dermatológico indicar, além de contribuir diretamente na sua eficácia.

Ponto de atenção!!

O fato de a Tricoscopia ser um procedimento não invasivo, pode fazer com que muitos acreditem ser um procedimento simples de ser realizado e que pode, consequentemente, ser realizado por qualquer um.

Cuidado! É preciso atenção para a clínica e garantir que o exame seja conduzido por um profissional qualificado.

Exames complementares

É também fundamental, reforçar que a Tricoscopia reduz mas não exclui a necessidade de outros exames complementares, como o Tricograma ou a Biópsia do couro cabeludo.

A Tricoscopia deve ser realizada primeiro em pessoas com problemas capilares, principalmente por suas características menos invasivas. Então, a partir dos achados desse exame, verifica-se a necessidade de realização de outros exames.

Você ainda não está seguro(a) e quer ter certeza da origem da sua queda de cabelo ou calvície? Precisa de exames e de um tratamento individualizado?

Sinta-se à vontade para agendar uma avaliação em nossa clínica.