A Toxina Botulínica, mais conhecida pelo seu nome popular Botox, tem várias aplicações e pode ser utilizada para fins terapêuticos em algumas doenças.
Na Dermatologia Estética ela é mais utilizada para eliminar ou amenizar as famosas rugas dinâmicas, que ocorrem pelo movimento repetitivo dos músculos.
Item 1: O que é Botox?
O botox – toxina botulínica é um extrato purificado representado por um complexo proteico de origem biológica, sintetizada a partir da bactéria anaeróbia.
Item 2: Qual é a função de um botox?
O botox é usado para desacelerar a ação dos músculos na região facial. Assim que aplicado, ele se liga às terminações dos nervos e bloqueia a transmissão de estímulos para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio dura de quatro a seis meses, variando para cada pessoa.
Item 3: Para que serve o botox na pele?
O Botox para o rosto é utilizado para tratar as rugas dinâmicas que surgem quando fazemos uma expressão facial (como os pés de galinha e as linhas da testa). Nesse caso, o tratamento tem seu mecanismo baseado na paralisação do músculo.
Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!
O que é o Botox?
A Toxina Botulínica é produzida por uma bactéria, o Clostridium Botulinum e é aprovada para uso estético pela FDA. O sorotipo A é o mais usado nos tratamentos estéticos.
Tratamento Facial com Botox
Como funciona?
Quando injetada na musculatura a ser tratada, a toxina causa relaxamento ao se ligar às terminações nervosas.
A toxina impede que as terminações nervosas afetadas causem a contração muscular, promovendo a paralisação e/ou enfraquecimento dos movimentos.
Como é feita a aplicação do Botox?
No tratamento estético, o médico avalia os músculos a serem tratados, faz a marcação e aplicação da pomada anestésica.
Com a ação da pomada anestésica, faz-se a aplicação de Botox com agulhas super finas.
É um procedimento seguro, que pode ser realizado em consultório e não requer afastamento das atividades habituais.
Quanto tempo leva para ver o resultado da aplicação de Botox?
O resultado esperado é a paralisação da força muscular e consequente a melhora das rugas.
O resultado se torna aparente, no geral, após o 3º dia. Em 20 dias temos o resultado final com efeito total em todos os músculos tratados.
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
Avaliação da aplicação
Após o período de 20 dias após a aplicação, o dermatologista recebe novamente a paciente para fazer uma avaliação do tratamento. Na avaliação é verificada a a necessidade de uma complementação.
Qual a duração de uma aplicação de Botox?
Geralmente a aplicação de Botox tem duração de 3 a 6 meses e esse período pode variar, podendo durar mais ou menos que essa média.
O tempo de duração do efeito é individual e o resultado do tratamento também varia de pessoa para pessoa. Um tratamento pode ter duração diferente do outro, inclusive no mesmo indivíduo.
Fatores que influenciam
A duração é influenciada pela força muscular, rotina de atividade física e uso de medicamentos.
Músculos mais fortes, prática de esportes de alta performance e alguns medicamentos podem influenciar no resultado. Nesses casos a duração do tratamento é sensivelmente menor.
Remoção e melhora das rugas
Há pacientes que apresentam uma paralisação da musculatura tratada, desaparecendo todo o movimento do músculo e assim a remoção das rugas.
Outras pessoas apenas tem o relaxamento da musculatura. O relaxamento apenas confere uma melhora das rugas, mas não seu desaparecimento total.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
Duração da primeira aplicação de Botox
A primeira aplicação pode durar menos e as aplicações seguintes terão sua duração ampliada. Isso acontece porque o organismo reconhece a toxina como uma substância estranha e o sistema imunológico tenta combatê-la na primeira aplicação.
É importante respeitar o intervalo ideal de 6 meses entre as aplicações. Esse intervalo pode ser adequado de acordo com o paciente. O intervalo poderá ser menor dependendo da força muscular do paciente.
O Botox perde o efeito com o tempo?
Não. As aplicações de Botox não perdem efeito com o tempo. Contudo, é necessário fazer a manutenção contínua ou pontual de acordo com a necessidade da paciente.
É importante fazer a manutenção de acordo com as recomendações da dermatologista para cada paciente. Ainda mais importante é respeitar o período mínimo de segurança entre as aplicações.
Intervalo entre aplicações de Botox
Há um intervalo sugerido de 6 em 6 meses para manutenção do tratamento e conservação dos resultados. A manutenção com novas aplicações de Botox evita a formação do anticorpo que combate a Toxina Botulínica, quando encontra a substância no organismo.
Período de segurança entre aplicações
É também importante respeitar o período mínimo de segurança de 4 meses entre uma aplicação e outra.
Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!
Intervalos grandes entre aplicações
Se o intervalo entre as aplicações for demasiado grande, o resultado da próxima aplicação será quase equivalente à primeira aplicação, inclusive podendo durar menos tempo.
Todo mundo pode usar Botox?
A resposta é não. A aplicação de Botox é um procedimento que apresenta contra-indicações. É importante realizar uma consulta médica para uma minuciosa avaliação. Só um dermatologista pode avaliar se o paciente pode ou não realizar o procedimento.
Botox com Naturalidade
A Toxina Botulínica ainda gera insegurança devido ao aspecto congelado ou cara de boneco, que algumas pessoas apresentavam com o tratamento.
As técnicas utilizadas nos tratamentos com a toxina cada vez evoluem mais. Sempre com o objetivo de manter a naturalidade das expressões. Por exemplo, a aplicações de mais ou menos da toxina em determinado músculo e outro.
Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor e mais natural será o resultado.
Qual a idade ideal para começar a utilizar a Botox?
Não há uma idade ideal para começar a fazer uso do Botox. O ideal é que sejam iniciadas as aplicações assim que surgirem as primeiras rugas.
A estratégia é paralisar ou relaxar os músculos já nos primeiros sinais de rugas. Assim evitamos a evolução dos sinais de envelhecimento no rosto.
Botox Capilar
O Botox capilar não tem nada em comum com a toxina utilizada no tratamento de rugas.
É um tipo de tratamento intensivo que hidrata, dá brilho e preenche os fios de cabelo, deixando-os mais bonitos, sem frizz e sem pontas duplas.
Embora seja conhecido como Botox, este tratamento não contém Toxina Botulínica, recebendo esse nome apenas porque renova o cabelo, corrigindo os danos, tal como acontece no tratamento que é feito na pele.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!
Nutrição e Hidratação
O Botox contém na sua fórmula, várias substâncias nutritivas e hidratantes que vão oferecer ao cabelo as proteínas e vitaminas necessárias para um fio forte, flexível e sedoso.
O Botox capilar não contém formol ou qualquer outro químico. O Botox capilar não deixa os fios mais porosos, ressecados ou sem brilho.
Indicação
O tratamento é indicado para quem sofre com danos causados pela utilização de chapinha ou outros tratamentos com químicos. A escova progressiva e a coloração artificial são exemplos de tratamentos químicos.
Duração do tratamento
Os resultados do tratamento com Botox Capilar podem durar entre 30 a 40 dias, dependendo do produto utilizado.
Para qualquer tipo de cabelo
O Botox Capilar pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, mas é especialmente indicado para o cabelo danificado, fraco, desvitalizado e quebradiço. O Botox capilar também é indicado para cabelos cacheados e ondulados.
O Botox nutre intensamente o cabelo, repondo os nutrientes perdidos devido à exposição diária dos cabelos. Os danos mais comuns são gerados pela poluição, pelo vento e fontes de calor como sol e secador.
Diferença entre Botox e Ácido Hialurônico
Assista ao vídeo e entenda as principais diferenças e quais tratamentos são indicados o Botox e o Ácido Hiaurônico:
Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!