A Toxina Botulínica tem várias aplicações.
É utilizada para fins terapêuticos em algumas doenças, e na dermatologia estética para melhorar as famosas rugas dinâmicas.
Rugas dinâmicas, são aquelas que ocorrem pelo movimento repetitivo dos músculos ao longo dos anos.
Item 1: O que é e para que serve a toxina botulínica?
A toxina botulínica, por vezes referida como “botox”, é um composto injetável que na medicina estética permite eliminar ou reduzir as rugas faciais, concedendo um aspeto mais jovial e fresco ao rosto, otimizando a beleza do paciente.
Item 2: O que é toxina botulínica pode causar?
Ao penetrar no organismo, ela provoca náuseas, mal-estar, vômitos e fraqueza muscular progressiva. Caracteristicamente, as pálpebras caem (ptose palpebral). O comprometimento da contração muscular é responsável pela falta de ar e dificuldade de deglutição que acometem o paciente.
Item 3: Como age a toxina botulínica?
A toxina botulínica age de maneira seletiva sobre o terminal nervoso colinérgico, impedindo a liberação de acetilcolina. Por outro lado, a proteína não ultrapassa a barreira cerebral, produzindo efeito exclusivamente local. Além disso, não se liga às fibras nervosas da região pós-sináptica.
Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!
São produzidas por uma bactéria, o Clostridium Botulinum, sendo o sorotipo A o mais usado para fins estéticos.
Como funciona a Toxina Botulínica?
Quando injetada na musculatura a ser tratada, causa seu relaxamento ao se ligar às terminações nervosas.
Isso impede que essas causem a contração muscular, consequentemente ocorre uma paralisação ou enfraquecimento do movimento dos músculos.
É um procedimento seguro, feito em consultório e não requer afastamento das atividades habituais. Geralmente dura de 3 a 6 meses, porém essa duração é individual.
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
Quando devemos usar?
Pode ser utilizado em pacientes jovens ao iniciar as primeiras rugas. O ideal é que seja feito de 6 em 6 meses para que as linhas tratadas não fiquem marcadas como antes.
Cada vez mais se aprimora as técnicas utilizadas, com o objetivo de manter a naturalidade, afinal o objetivo é ficar sem as rugas e não sem expressão. A lei do “uso” e não do “abuso” se aplica a estética fácil.
Procure sempre um dermatologista capacitado para realizar procedimentos.
Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!