Carregando..

Colágeno: O que é, para que serve, como estimular e repor

22/06/2021

O corpo humano possui diversos tipos de proteínas com variadas funções, sendo o colágeno uma das mais abundantes.

Ele está presente em quase todos os nossos órgãos e algumas de suas funções mais importantes consistem em fornecer sustentação, firmeza e preenchimento aos espaços entre os tecidos.

 

Item 1: Colágeno como funciona?

O colágeno é o maior constituinte das células da pele, promovendo o fortalecimento e aumentando a elasticidade e a hidratação da pele e, por isso, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Item 2: Quanto tempo o colágeno leva para fazer efeito?

Os estudos científicos mostram que, em média, os resultados podem ser percebidos a partir de 12 semanas do consumo regular de 10 g diárias de colágeno. Porém os resultados podem variar de acordo com cada organismo.

 

Item 3: Qual colágeno faz efeito mais rápido?

Se você quer um resultado mais rápido e precisa mais da proteína, a versão em pó é a melhor, com certeza – como no caso de quem treina, por exemplo. Já se a ideia é prevenir rugas e começar a suplementar desde cedo, as cápsulas podem ser de grande ajuda.

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

 

O colágeno também é responsável pela hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade da nossa pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos.

Quer saber tudo sobre o colágeno? Continue lendo o post abaixo.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, sendo o principal responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele, além de auxiliar no seu processo de cicatrização.

Quanto maior a sua presença no nosso organismo, maior é a prevenção no aparecimento de estrias, rugas e linhas de expressão, além de ser um elemento essencial para promover a saúde do cabelo e das unhas.

Essa importante proteína também possui outras funções como manter as células firmes e unidas, além de fazer parte da formação e hidratação dos tendões e ligamentos presentes nas articulações – estruturas que evitam o contato entre os ossos e seu consequente desgaste.

Além de estar presente no corpo humano, o colágeno também pode ser encontrado em alguns alimentos como a carne vermelha, branca e a gelatina e também em cosméticos e suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Tipos de Colágeno

Existem mais de 20 tipos de colágeno em nosso corpo e sua estrutura e função são determinadas pela sequência de seus aminoácidos (partículas que compõem as proteínas). Os principais são: Tipo I, Tipo II, Tipo III e o Tipo IV.

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I é o mais conhecido e abundante em nosso organismo. Sua estrutura é em forma de fibras grossas, por isso é o tipo mais resistente a impactos e tensões de diferentes naturezas, sendo encontrado na pele, ossos, dentes e tendões.

Colágeno tipo II

O colágeno tipo II é encontrado nas cartilagens e possui como principal característica, a capacidade de se unir a água.

Ele funciona basicamente como uma esponja: ele cede água quando é pressionado e volta à sua forma original quando a pressão acaba.

Devido a essa característica, funciona como uma espécie de mola, permitindo a algumas estruturas do nosso corpo suportar pesos e gerar impulsos, como é o caso da articulação dos joelhos.

Colágeno tipo IIII

Este tipo de colágeno é o segundo mais abundante em nosso organismo e também possui sua estrutura em forma de fibras que apresentam certa elasticidade, servindo como um amortecedor natural que sustenta e protege nossos órgãos internos.

Pode ser encontrado nas artérias e em órgãos que possuem musculaturas lisas como intestino, útero, além do baço, rins e fígado.

Colágeno tipo IV

A estrutura do colágeno tipo IV já é diferente dos outros tipos. Suas moléculas se prendem umas às outras através de suas extremidades, formando assim uma espécie de rede parecida com uma tela de arame.

Esse tipo de estrutura forma uma membrana que age como um filtro e é capaz de promover força e saúde à matriz de praticamente todas as células presentes no nosso corpo.

Quando a produção diminui

Geralmente a produção da substância no organismo começa a diminuir a partir dos 30 anos de idade, o que resulta em uma pele mais flácida e menos elástica e consequentemente no aparecimento de rugas e linhas de expressão.

 

Estudos também já comprovaram que, a partir da menopausa (fase da vida das mulheres em que ocorre a interrupção natural da menstruação) a velocidade de perda dessa proteína é aumentada.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!

 

A deficiência de colágeno no organismo pode levar a doenças que causam deformidades ósseas e cartilaginosas como Osteoartrite (forma mais comum de artrite) e osteoporose.

Alguns sintomas podem ser observados em decorrência dessa deficiência como:

  • Os fios de cabelo começam a cair (queda de cabelo) e ficar mais finos;
  • A pele fica mais fina e desidratada, além de flácida e menos elástica;
  • Começam a aparecer rugas, linhas de expressão, além de estrias;
  • As articulações e ligamentos ficam mais fracos;
  • Em casos mais extremos há uma diminuição na densidade dos ossos, como nos casos de Osteopenia e osteoporose.

Ao observar algum dos sintomas citados acima, é recomendado consultar um médico especializado para que seja feita uma avaliação e, em caso de necessidade, seja indicado algum tipo de suplementação ou tratamento.

Estimulação da produção de Colágeno

À medida que envelhecemos, a produção e a síntese de colágeno em nosso organismo diminui e como consequência nossa pele fica mais flácida e menos elástica, o que favorece o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Diante dessas consequências, e para manter uma aparência mais jovem e saudável, as pessoas têm procurado cada vez mais alternativas para minimizar os efeitos do envelhecimento.

Atualmente, o mercado da medicina estética oferece muitas opções de tratamentos que apresentam soluções para combater as rugas e linhas de expressão, sendo os que estimulam a produção de colágeno, os que fazem mais sucesso.

Tratamentos estéticos

Dentre os tratamentos estéticos oferecidos atualmente em clínicas e consultórios que estimulam a produção de colágeno, os mais procurados são:

  • Ultraformer;
  • Laser Legacy;
  • Fios PDO;
  • Bioestimuladores;
  • Radiesse;
  • Sculptra;
  • Microagulhamento;
  • Laser de Co2;

Falaremos um pouco mais de cada um deles abaixo:

Ultraformer

O Ultraformer é um moderno aparelho de ultrassom muito eficaz no tratamento da flacidez e ancoragem muscular, pois através de seu efeito térmico, consegue ativar o aumento da produção de colágeno na área aplicada.

Ele combina dois tipos de ultrassom: o microfocado e o macrofocado que são ajustados de acordo com a área tratada e com os objetivos do paciente, atuando tanto na camada mais superficial da pele, quanto na mais profunda.

O aumento da produção de colágeno na região tratada é capaz de devolver firmeza a todas as camadas da pele, alcançando excelentes resultados na melhora de sua textura e sua aparência.

 

Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!

 

Laser Legacy

O Laser Legacy permite tratar a celulite e a flacidez e a gordura localizada, tanto corporal quanto facial.

Além disso, na face o equipamento promove o rejuvenescimento facial, melhorando a firmeza da pele e atenuando rugas e marcas de expressão.

Apesar de ser um tratamento com resultados mais sólidos a longo prazo, já é notado um efeito imediato na melhora da flacidez.

Fios PDO

A aplicação do fio PDO possibilita a suspensão dos tecidos do rosto, além de ser capaz de estimular a produção de colágeno, deixando a pele da região tratada com aspecto mais jovial.

Composto pela polidioxanona, que é uma substância biocompatível (reabsorvível pelo nosso corpo), é usado para melhorar a espessura da pele, combatendo as rugas finas e a flacidez.

Bioestimuladores

Os bioestimuladores são substâncias biocompatíveis e bioabsorvíveis (que não agridem nosso organismo e que são completamente absorvidas por ele com o passar do tempo), capazes de estimular a produção de colágeno nas células do nosso corpo.

Essas substâncias geralmente são injetadas nas camadas mais profundas da pele, provocando no local uma leve reação inflamatória que ativa as células responsáveis pela produção de colágeno, combatendo com muita eficiência os efeitos da flacidez e do envelhecimento.

Radiesse

Radiesse é o nome comercial da hidroxiapatita de cálcio – uma substância bioestimuladora que, quando injetada na pele, condiciona o organismo a aumentar a produção de colágeno, agindo na recuperação da firmeza e elasticidade da pele.

Sculptra

Sculptra ou ácido poli-l-lático é outra substância bioestimuladora encontrada no mercado da medicina estética, que através da estimulação da produção de colágeno, permite uma reestruturação da pele, a volta da firmeza e a reposição do volume perdido.

Microagulhamento

O microagulhamento ou Dermaroller é um procedimento que utiliza um aparelho em formato cilíndrico envolvido com várias microagulhas, que é passado sobre a pele causando suaves perfurações que estimulam a regeneração da pele e consequente produção de colágeno.

Além disso, o microagulhamento também permite que cremes, ácidos, medicamentos e vitaminas aplicados sobre a pele possam ter uma maior absorção através dos micro ferimentos causados pelos aparelhos utilizados.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!

 

Laser de CO2

O procedimento com laser de CO2 provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar, consegue estimular a produção de colágeno na região aplicada, sendo indicado para tratamentos de rejuvenescimento.

Ele atua atingindo diversas superfícies da pele, provocando o desaparecimento da pele velha e consequente substituição por uma nova cheia de colágeno, melhorando a aparência de rugas e linhas de expressão.

Fontes de Colágeno

Conforme já dito anteriormente, a substância é uma proteína responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Ele pode ser encontrado em diversas fontes como carnes vermelhas, carnes brancas como a de frango, porco e peixes e também no caldo feito dos ossos desses animais.

Também pode ser encontrado na gelatina convencional e em alimentos que são ricos em proteínas com aminoácidos que formam a substância, como a clara de ovo e derivados do leite de vaca.

Para uma melhor absorção do colágeno ingerido através dos alimentos, é interessante que estes sejam consumidos juntamente com outros alimentos, ricos em vitamina C, zinco, selênio e silício, como laranja, kiwi, abacaxi, mamão, feijão preto, castanha do Pará, nozes e fígado.

Benefícios do Colágeno

A reposição de colágeno no organismo traz inúmeros benefícios para o nosso corpo como:

  • Melhora o aspecto da pele, mantendo sua firmeza e elasticidade;
  • Previne o envelhecimento, trata flacidez e combate rugas e linhas de expressão;
  • Aumenta o resultado dos tratamentos estimuladores;
  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Protege as articulações;
  • Colabora para o aumento da densidade óssea;
  • Auxilia no tratamento da osteoporose.

Suplemento de Colágeno

À medida que envelhecemos, a quantidade de colágeno encontrado em nosso organismo vai reduzindo e sua qualidade vai piorando, pois ele torna-se menos elástico e hidratado.

Além da ingestão de certos alimentos que são capazes de aumentar o nível de colágeno em nosso organismo, outra forma de repor a perda desse colágeno é através da suplementação.

Esses suplementos normalmente são encontrados em forma de cápsulas, comprimidos ou pó e seu uso sempre deve ser indicado por um profissional especializado.

Estudos mostram que a reposição oral de colágeno é mais benéfica, ou seja, mais eficaz, quando associado à algum tratamento estimulador de colágeno, como os bioestimuladores (Sculptra, Radiesse, Ellance e Eleva), Ultraformer, Ulthera, Laser Legacy, Radiofrequência Microagulhada Robótica (Agnes, Eletroderme, Endymed) e outros.

Para que serve?

Normalmente a suplementação de colágeno é indicada para pessoas com idade mais avançada e que estejam sofrendo com algum problema nas articulações ou doenças ligadas aos ossos como osteopenia e osteoporose.

Também pode ser utilizada para prevenir esses tipos de problemas e para atenuar os sinais da idade na pele, mantendo sua hidratação e elasticidade, combatendo rugas e linhas de expressão.

Para essa finalidade é indicado o uso de forma precoce. Principalmente para aumentar o resultado dos tratamentos estimuladores de colágeno como Ultraformer, Laser Legacy, Sculptra, Radiesse, Microagulhamento e outros.

Quando tomar?

Conforme já citado anteriormente, a suplementação é indicada para pessoas mais velhas, principalmente mulheres na menopausa, que estejam sofrendo algum sintoma causado pela perda dessa proteína.

Mas a suplementação também pode ser iniciada na juventude como forma de prevenção e combate aos sinais da idade, que normalmente começam a aparecer a partir dos 30 anos de idade.

Lembrando que somente um profissional especializado é capaz de identificar a necessidade dessa suplementação e orientar sobre o melhor tipo de colágeno a ser consumido.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

Tipos de suplementos

É possível encontrar diversos tipos de suplementos de colágeno disponíveis no mercado atualmente como colágeno hidrolisado, peptídeos de colágeno, verisol, precursores do colágeno e fórmulas aprimoradas.

Falaremos um pouco mais sobre cada um deles abaixo:

Colágeno Hidrolisado

O colágeno hidrolisado é feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina e apresenta-se em forma de moléculas menores, que são mais fáceis de serem absorvidas pelo organismo.

Seu consumo promove a produção de colágeno natural pelo corpo, o que favorece a elasticidade e firmeza da pele e fortalece as articulações, unhas e cabelo.

Peptídeos de colágeno

Os peptídeos de colágeno são partículas ainda menores do que as moléculas do colágeno hidrolisado, o que facilita ainda mais sua absorção pelo organismo.

Sua indicação é praticamente a mesma do colágeno hidrolisado: melhorar a saúde e aparência da pele, além de fortalecer ossos, músculos e articulações.

Precursores do colágeno

Como a substância é uma proteína de origem animal, o público vegano (quem não consome nenhum tipo de produto de origem animal) sempre teve certa dificuldade para repor sua perda.

Os precursores do colágeno surgiram então para atender a essas necessidades de suplementação e são produtos formulados com aminoácidos, vitaminas e minerais – matérias-primas que o corpo necessita para criar naturalmente o colágeno.

Fórmulas aprimoradas

Existem suplementos de colágeno feitos com fórmulas aprimoradas e com objetivos de equilibrar a saúde intestinal.

A proteína desse tipo de suplemento age como uma espécie de barreira intestinal, ajudando a evitar a permeabilidade do intestino.

Dúvidas comuns

Algumas dúvidas são comuns no que diz respeito à suplementação de colágeno. Normalmente as pessoas procuram saber se o colágeno faz mal à saúde e também ficam um pouco inseguras sobre qual o melhor tipo para fazerem uso.

Qual melhor horário para tomar colágeno? 

A noite antes de dormir ou pela manhã em jejum. O uso associado a alimentos ricos em vitamina C aumenta absorção.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Faz mal tomar Colágeno?

O uso da suplementação de colágeno não possui contraindicação, mas assim como tudo em excesso, o exagero no consumo dessa proteína pode trazer danos à saúde.

Portanto, é sempre recomendado que seu uso seja orientado por um profissional especializado.

Qual o melhor Colágeno?

Como existem muitos tipos e formas diferentes de colágeno, é aconselhável realizar uma consulta com um médico especialista para que seja realizado um diagnóstico preciso sobre uma possível deficiência desta proteína no organismo.

Só assim é viável a indicação do melhor tipo para o consumo.

Clínica especializada em Belo Horizonte

A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo também referência em Tricologia em Belo Horizonte.

A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos.

A clínica conta com um espaço acolhedor, uma infraestrutura aconchegante e está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.

Entre em contato conosco para agendar uma visita!

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível