O que é a estria?
A estria é um tipo cicatriz atrófica. Isso significa que por debaixo das estrias há uma parte da pele com pouco colágeno. Por isso todos os tratamentos para estrias visam estimular a produção de colágeno.
Causas das estrias
As estrias surgem quando há distensão abrupta da pele, ocasionando ruptura das fibras colágenas. Essa ruptura resulta numa inflamação de aspecto linear (estria vermelha).
Item 1: Como tratar estrias?
Para tirar estrias e prevenir o surgimento de novas, é possível recorrer a alguns tratamentos que podem ser feitos em casa, como a esfoliação e a hidratação da pele, assim como tratamentos estéticos, como o microagulhamento e a radiofrequência, que devem ser feitos pelo dermatologista ou esteticista.
Item 2: Tem como eliminar estrias definitivamente?
Entenda o que são, porque surgem e como tratar as temidas marcas. Existem muitos remédios e tratamentos que as mulheres usam para tentar evitar estrias, mas fazê-las desaparecer por completo é uma tarefa quase impossível. Entre tantas alternativas, o laser é a solução dada como certa pelos dermatologistas.
Item 3: O que é bom para tirar estrias branca?
Para prevenir o aparecimento das estrias é importante ter uma alimentação rica em colágeno e em proteínas, beber bastante líquido e manter a pele sempre hidratada com óleos e cremes. Dessa forma, as fibras da pele ficarão mais fortes e dificilmente se romperão com facilidade, evitando a formação das estrias.
Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!
Quando há a resolução da inflamação, permanece uma coloração mais clara que a pele (estrias brancas).
Exemplo de situações que podem resultar no surgimento de estrias:
- Histórico familiar
- Ganho de peso exagerado
- Ganho de massa muscular
- Após implantação de prótese de mama.
- Gestação
- Puberdade
- Uso de corticóides orais e tópicos
Tipos de estrias
Estrias vermelhas
As estrias recentes são avermelhadas ou violáceas, as vezes chegam a ser inchadas.
Estrias brancas
São as mais antigas, levemente deprimidas e geralmente são mais claras que a cor
da pele.
As estrias também podem ser largas ou finas.
Seleção do tratamento adequado
Ao contrário do que muitos pensam, estrias antigas respondem aos tratamentos tanto
como as estrias recentes.
Existe uma gama variada de tratamentos para estrias. A escolha depende de alguns fatores como:
-
Cor da pele do paciente
Alguns tratamentos podem provocar manchas em pessoas morenas e
negras;
-
Tipo de estria
Coloração, largura, extensão, tempo de surgimento, localização;
-
Cicatrização
alguns tratamentos são contra-indicados para quem tem queloide ou tendência a má cicatrização.
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
Tratamentos para estrias
Peelings químicos
Aplicação de substâncias sobre as estrias, que esfoliam a pele, além de estimular o
colágeno. Existem peelings para todo tipo de pele. Geralmente são necessárias várias sessões. O tratamento causa pouco desconforto e apresentam um custo mais acessível.
Microdermoabrassão
Utiliza-se o peeling de cristal, diamante ou similar para esfoliar a pele. Assim como os
peelings químicos superficiais, são necessárias várias sessões, causam pouco desconforto. Também apresentam um custo mais acessível e pode ser associada ao
peeling químico, na mesma sessão.
Subcissão
Método no qual agulhas especiais são inseridas dentro das estrias, a fim de
estimular a produção de colágeno. O método é feito sob anestesia local. É um tratamento indicado principalmente para estrias largas.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
Lasers ablativos fracionados
O Laser de Co2 ou Erbium por exemplo, são tratamentos para estrias mais
agressivos, porém conseguem-se uma boa resposta com menos sessões.
Cremes anestésicos são utilizados para aliviar o incômodo do procedimento. Evita-se a técnica em pacientes morenos e negros, pelo risco de surgimento de manchas.
Lasers não ablativos fracionados
São lasers que, ao contrário dos lasers ablativos, não ferem a epiderme (camada mais superficial da pele). Desta forma são tratamentos para estrias mais seguros, com recuperação mais rápida e com menor chance de surgirem manchas residuais na pele. Consegue-se uma melhora semelhante ao laser de co2, porém o custo é maior.
Micro agulhamento
Técnica onde se utiliza um rolo com diversas agulhas que são passadas sucessivamente sobre a pele. São necessárias algumas sessões. É um método cada vez mais utilizado por ser seguro e com boa resposta. Além disso é pouco doloroso, e raramente provoca manchas residuais.
Microinfusão de medicamento na pele
É um procedimento semelhante ao micro agulhamento. Ele é mais seletivo, composto por agulhas delicadas, esse aparelho, consegue seguir o trajeto linear da estria, sem acometer a pele saudável ao redor.
Ao mesmo tempo que faz o micro agulhamento, é infundido medicamento. É o tratamento mais recente, com ótima resposta. Pode ser usado inclusive na pele negra, tomando os devidos cuidados.
Luz intensa pulsada e Pulsed Dye Laser
São tecnologias que emitem luz ou laser cujo alvo é a cor vermelha. Assim, estrias recentes, mais avermelhadas, podem ser tratadas desta forma.
O tratamento entrega bons resultados com pouca dor e recuperação rápida. Podem ser associados a peelings, com resultados ainda melhores.
Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!
Radiofrequência sub-ablativa fracionada
Tratamento para estrias menos agressivo que os lasers ablativos, com resultados semelhantes. Apresenta rápida cicatrização e poucas chances de provocar manchas.
Para o sucesso do tratamento, as vezes é necessário associar técnicas. Na maior parte dos casos há uma melhora considerável. Em outros casos pode-se ter a melhora completa.
O tempo de surgimento, cor e o local de instalação das estrias influenciam na resposta ao tratamento. Estrias vermelhas e recentes, apresentam resultados melhores com os tratamentos descritos acima.
Preço do tratamento para estrias
O preço do tratamento para estrias pode variar de acordo com o protocolo de tratamento planejado para a paciente de acordo com uma série de fatores, que incluem os procedimentos necessários, número de sessões, entre outros.
Não deixe de agendar uma avaliação para verificar qual o protocolo mais adequado para o seu caso.
Onde encontrar tratamento para estrias em BH
A Clínica Flávia Freitas tem todo aparato e experiência para realizar o tratamento para estrias em BH, sendo o tratamento individualizado, através de um protocolo planejado especialmente para o seu caso.
Entre em contato e agende uma avaliação hoje mesmo.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!