O Peeling é um tratamento de pele, pelo qual se promove a renovação e rejuvenescimento da pele através do processo de descamação.
O Peeling pode ser realizado através de aparelhos ou do uso de substâncias que, quando aplicadas na pele, promovem uma reação inflamatória.
Item 1: O que é para que serve peeling?
O que é peeling e para que serve? A palavra peeling é originada do inglês to peel, que significa descamar ou descascar. O objetivo do procedimento, que é um método seguro e eficaz, é renovar as células da pele por meio da descamação, além de ser um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil.
Item 2: Quanto tempo dura o efeito do peeling?
Preço da beleza: o peeling deve permanecer por 12 horas no rosto e, depois, ser retirado em casa, com água. Dois dias após o tratamento, a pele começa a descamar com bastante intensidade e assim continua por quatro dias.
Item 3: Como é feito um peeling no rosto?
O tratamento também pode ser feito por meio de uma ação mecânica, sendo chamado de peeling de cristal. Para isso, utiliza-se um aparelho que lança microcristais contra a pele, fazendo uma esfoliação que promove a eliminação das células mortas. Além da técnica, o peeling pode ter diferentes intensidades.
Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!
A inflamação é controlada e sua reação pode ser mais ou menos intensa, de acordo com o objetivo do tratamento.
Para que serve o Peeling?
O Peeling é indicado no tratamento de algumas doenças de pele e também para obter resultados estéticos específicos, como:
- Tratamento de manchas como Melasma, Sardas e Melanoses Solares;
- Cicatrizes de Acne;
- Lesões pré-cancerígenas como as Ceratoses Actínicas;
- Rejuvenescimento;
- Suavização de rugas
- Queratose pilar;
- Estrias (tratamento coadjuvante);
- Melhora da Acne Ativa e também dos Cravos.
Como funciona
O peeling pode ser realizado no rosto, no pescoço, colo (região do decote), costas, braços e mãos.
É importante que o tratamento seja realizado por um dermatologista devidamente treinado na técnica, de forma que sejam respeitadas as restrições e características da região a ser tratada.
Para que o procedimento seja feito de forma segura, o paciente deve passar inicialmente por uma consulta médica na qual o seu problema vai ser avaliado.
A seguir, há necessidade de preparo da pele com cremes que possuem ácidos e clareadores.
Isso é importante para permitir uma descamação homogênea, assim como reduzir o risco de manchas.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!
Tipos de Peeling
1. Peeling Químico
O Peeling Químico utiliza substâncias conhecidas como ácidos. Os mais usados são ácido retinoico, ácido glicólico, salicílico, ácido tricloroacético e outros.
2. Peeling Abrasivo ou Peeling Físico
No tratamento abrasivo, é feita a raspagem das camadas da pele a serem tratadas. Na Microdermoabrasão, são utilizados o Peeling de Cristal e o Peeling de Diamante.
A dermoabrasão é realizada com o uso de um abrasor mecânico ou uma a lixa d’água.
3. Peeling a Laser
No Peeling a Laser, utiliza-se o CO2 fracionado ou outras tecnologias denominadas ablativas.
Através do uso de aparelhos projetados para este uso, emitem uma luz que “queima” a pele a ser tratada, estimulando a renovação, a melhora do aspecto e aparência da pele.
O tratamento também é utilizando na suavização da presença de rugas.
Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!
Classificação dos peelings
Os Peelings são classificados de acordo com a porção da pele a ser tratada:
Peelings Superficiais
Atingem as camadas mais superficiais da epiderme e têm menor chance de complicações. Promovem uma descamação e inflamação discreta.
É indicado na prevenção do envelhecimento da pele através do estímulo de colágeno, clareamento de manchas como melasma, acne, uniformização da coloração da pele, melhora da textura da pele e saúde dos poros.
Peelings Médios
Atingem da epiderme até a derme mais superficial (segunda camada da pele), sendo bem mais agressivos.
Os peelings médios são indicados para o rejuvenescimento, cicatriz de acne e para as melanoses solares, que são as manchas escuras que surgem no dorso das mãos e braços.
Peelings Profundos
O Peeling de Fenol destrói totalmente a epiderme e boa parte da derme, chegando à sua camada reticular. O Fenol e um ácido que promove a coagulação das proteínas da pele, produzindo rejuvenescimento facial intenso.
O procedimento pode ser realizado em consultório sob anestesia local, ou em centro cirúrgico, acompanhado de um anestesista para sedação.
A aplicação do ácido pode ser dolorosa e é feita uma rigorosa monitorização durante o procedimento. Atualmente o tratamento de pele é usado para manchas, cicatrizes e rugas (moderadas a graves), queratoses e lentigos causados pelo sol.
Para este tipo de tratamento, o paciente deve ter a pele clara, fina e ressecada, com rugas finas. Quando aplicado na pele, o fenol induz uma queimadura química que provoca a formação de crostas (cascas) no local.
Antes e Depois
A regeneração da pele se inicia em 48 horas.
Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!
Primeiros dias após o tratamento
Nos primeiros dias a pele fica bem avermelhada e com leve inchaço. Há uma secreção clara e aquosa, chamada também de exsudação.
São aplicados cremes ou pomadas para hidratação da pele e alguns pacientes podem sentir uma dor leve nessa fase. Para o alívio, o dermatologista costuma indicar o uso de analgésicos. Também são receitados antibióticos para evitar infecções.
Recuperação inicial
A recuperação inicial ocorre entre 10 a 14 dias. Durante o período, a nova pele assume uma coloração rosada, até o alcançar o clareamento completo.
O paciente pode camuflar a aparência rosada da pele com maquiagens sem maiores restrições.
Cuidados pós-operatórios
Os peelings profundos apresentam maior risco de complicações, fazendo-se necessários os cuidados pós-operatórios específicos.
Últimas novidades
Muitas pessoas não podem ou não querem se submeter ao tratamento por causa do impedimento à exposição solar. Os tratamentos a seguir são perfeitos para esses casos:
1. Black Peel
Já muito procurado, o Black Peel utilização da aplicação de uma máscara de carvão no rosto,. para aplicação de laser.
O procedimento é simples. Quando o laser toca a pele o pigmento do carvão explode e a pele fica branca imediatamente.
Confira os benefícios do carvão ativado à beleza na matéria da revista Vogue.
Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!
Indicação
O Peeling de Carvão é indicado para clareamento, rejuvenescimento da pele e estímulo do colágeno.
2. Peeling de Ouro
Indicado para quem não pode ou não quer ficar por vários dias sem poder sair de casa durante a recuperação da pele.
É um Peeling superficial, que faz uso de antioxidantes, clareadores, substâncias que controlam a oleosidade da pele e substâncias que estimulam a produção de colágeno.
Resultados esperados
No Peeling de Ouro, após 1 ou 2 dias, a pele costuma apresentar uma descamação fina, que tem início ao redor da boca e vai progredindo até a lateral do rosto.
Entre 7 a 10 dias, a pele já se apresenta uma textura mais macia e lisa, com melhora das manchas e aspecto mais viçoso. Há também uma redução dos cravos e uma redução da oleosidade da pele.
3. Fechamento de poros
O fechamento de poros é um procedimento rápido, que deixa a pele levemente rosada. Não requer afastamento e permite retorno imediato às atividades.
É um tratamento de pele mais leve.
Peeling em Belo Horizonte
Antes de realizar qualquer Peeling em Belo Horizonte, garanta sua segurança e a saúde da sua pele consultando um dermatologista com experiência.
Agende sua avaliação! Ficaremos felizes em receber sua visita.
Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!