Roacutan é o nome comercial de um medicamento à base de isotretinoína – uma substância sintética derivada da vitamina A que atua agindo diretamente na atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e consequentemente as inflamações na pele.
Para que serve o medicamento
O medicamento serve para o tratamento de acnes graves, geralmente para aquele tipo de espinha que não melhora após outros tratamentos, como o uso de cremes, pomadas, géis e antibióticos.
Por haver diversas contraindicações e possíveis efeitos colaterais, deve ser ministrado por médicos dermatologistas, pois é vendido somente com prescrição e retenção da receita pela farmácia.
Após uma consulta de avaliação prévia e estudo do caso, a dose do Roacutan é calculada com base no peso do paciente, e o tratamento pode ter a duração de até um ano, sendo possível observar os primeiros resultados normalmente entre 8 e 16 semanas após o início do uso do medicamento.
Cuidados durante o tratamento
Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o tratamento com o Roacutan. Listamos alguns abaixo :
- Fazer uso de hidratante e protetor labial pois a pele pode ficar ressecada com o uso do medicamento;
- Evitar banhos quentes e demorados para não agravar o ressecamento da pele;
- Fazer uso constante de protetor solar com alto fator de proteção;
- Evitar o uso de esfoliantes, depilação com cera e tratamentos a laser por até 6 meses após o tratamento para prevenir o aparecimento de cicatrizes;
- Fazer uso de lágrimas artificiais nos olhos e soro fisiológico nas narinas conforme indicação médica, pois as mucosas também podem ressecar durante o tratamento;
- Evitar o uso de lentes de contato, caso haja ressecamento nos olhos;
- Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas por causa do risco de sobrecarga do fígado, pois assim como o álcool, o medicamento também é metabolizado nesse órgão;
- Beber bastante água durante o dia;
- Utilizar método contraceptivo seguro durante e depois do tratamento segundo orientações médicas.
Além de todos os cuidados acima, é comum que o médico dermatologista solicite exames de sangue antes e durante o tratamento, para avaliar algum risco de alteração no fígado e verificar se houve algum aumento do colesterol ou triglicérides, que podem ocorrer em alguns casos.
Contraindicações do Roacutan
O uso de Roacutan é contraindicado para crianças menores de 12 anos de idade, lactantes, pessoas com insuficiência hepática e com colesterol ou triglicerídeos altos.
Pessoas com excesso de vitamina A, que estejam fazendo tratamento com tetraciclinas ou com alergia a algum componente do medicamento, como isotretinoína, soja ou parabenos, também não devem fazer uso do remédio.
Outra contraindicação muito importante e que deve ser seguida à risca, é o fato de que o Roacutan não deve ser tomado durante a gravidez, pois pode causar má formação do feto, além de aborto espontâneo, parto prematuro ou até mesmo a morte do bebê.
É sempre indicado que o médico dermatologista peça para as pacientes mulheres um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento e recomende o uso de mais de um método contraceptivo.
Ele também deverá informá-la sobre os riscos do uso do medicamento diante de uma possível gravidez e fazê-la assinar um termo de ciência antes de iniciar o tratamento.
Possíveis reações e efeitos colaterais do Roacutan
O uso do Roacutan pode causar diversas reações e efeitos colaterais durante o tratamento, sendo os mais comuns o ressecamento da pele e das mucosas – olhos, nariz e garganta. Para amenizar os incômodos causados por esse ressecamento, é recomendado o uso de hidratantes, lágrimas artificiais, soro fisiológico, além da ingestão de muita água.
Também é comum ocorrer a piora da acne nos primeiros dez dias de tratamento, mas esse tipo de reação melhora com a continuação do mesmo, não sendo recomendado alterar a dose do remédio que foi previamente calculada pelo médico.
A queda de cabelo também é um efeito colateral que pode ocorrer nos primeiros meses de tratamento, pois o princípio ativo do medicamento – a isotretinoína, pode modificar o ciclo de crescimento dos fios.
Embora não seja muito comum, o Roacutan pode causar reações alérgicas graves, que exigem atendimento médico imediato como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, febre, queimação nos olhos, descamação da pele ou formação de bolhas.
Outras opções para o tratamento da acne e tratamentos associados
Como é um medicamento que pode desencadear muitos efeitos colaterais e possui diversas contraindicações, existem outras opções de tratamentos para acne que podem ser realizados antes da escolha pelo Roacutan. Alguns deles também podem ser associados ao uso do medicamento. Veja abaixo:
Luz Pulsada
A Luz Pulsada é um procedimento que emite feixes de luz em várias direções capazes de penetrar nas diversas camadas da pele.
No tratamento da acne, a luz pulsada ajuda a destruir as bactérias causadoras da inflamação, além de acelerar o processo de cicatrização e pode ser utilizada associada a outras técnicas, como ao uso do Roacutan, por exemplo.
Peeling
Atualmente existem diversos tipos de peeling que são utilizados em procedimentos dermatológicos, como o peeling com ácidos, o peeling a laser e o peeling térmico, sendo o primeiro o mais indicado para o tratamento de manchas causadas pela acne.
O procedimento consiste na aplicação de ácidos que estimulam uma inflamação controlada na camada superficial da pele, provocando uma descamação que forçará o corpo a renovar as células naquela região, o que consequentemente causará o clareamento da mancha.
Limpeza de Pele
A limpeza de pele quando realizada por um profissional qualificado, é um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne e pode ser associada ao uso do Roacutan.
Ela é bastante eficaz na prevenção da formação de cravos e para diminuir o desencadeamento do processo inflamatório, prevenindo as lesões não inflamatórias e inflamatórias causadas pela acne.
Microagulhamento
O microagulhamento é um procedimento que ajuda na diminuição da pigmentação de manchas e também é muito eficaz na redução de cicatrizes causadas pela acne.
É realizado com uma espécie de rolo ou caneta com várias microagulhas que provocam suaves perfurações no local da aplicação, estimulando assim a produção de colágeno e a formação de uma nova camada de pele.
Este procedimento também funciona como um potencializador de tratamentos, pois facilita que substâncias medicamentosas sejam melhor absorvidas pela pele.
Laser
O tratamento com laser é bastante utilizado para reduzir cicatrizes deixadas pela acne. O aparelho emite disparos de um feixe luminoso que aquece a região tratada, provocando uma sensação de calor/queimação.
O resultado desse efeito de aquecimento da pele, é a alteração das fibras de colágeno danificadas pela acne, que elimina progressivamente eventuais marcas e cicatrizes.
Mitos e verdades sobre o medicamento
Graças aos seus variados efeitos colaterais e seus resultados surpreendentes, o uso do Roacutan envolve alguns mitos. Selecionamos abaixo alguns dos mais populares.
O Roacutan emagrece?
Existem relatos de pacientes que perdem peso durante o tratamento com o Roacutan e a explicação pode estar associada a seus efeitos colaterais, pois a redução do apetite é comum em alguns casos.
O emagrecimento também pode estar ligado ao desequilíbrio do sistema gastrointestinal, outro possível efeito colateral que é capaz de prejudicar eventualmente a absorção dos nutrientes ingeridos durante as refeições.
O medicamento engorda?
Histórias de pacientes que engordaram durante o tratamento com o medicamento também são vistos com frequência, e para essa questão é possível se ter algumas explicações.
No caso de pacientes do sexo feminino, é possível que seja um efeito colateral da pílula anticoncepcional que é receitada como método contraceptivo seguro durante o tratamento.
Outra explicação para o ganho de peso pode estar associada ao fato de a pessoa ficar menos atenta à dieta.
Quem sofre com acne, geralmente evita comer alimentos gordurosos e doces para tentar aliviar o problema mas, quando inicia o tratamento com o Roacutan e começa a ver os resultados, muitos abandonam a dieta e naturalmente ganham peso.
Pode causar depressão?
Na bula da isotretinoína existe um alerta em relação à saúde mental do usuário, como o risco de depressão, porém existem estudos que apontam que não existe relação direta do medicamento com esse problema.
Na verdade, é muito comum pessoas que sofrem com acne grave, terem danos psicológicos e casos de depressão muito antes de começarem a usar o medicamento. Normalmente, os resultados do tratamento com o Roacutan costumam gerar uma melhora considerável na aparência e consequentemente no humor de quem tem esse problema.
É possível se livrar de manchas fazendo o uso do medicamento?
A resposta para a pergunta acima é não. A substância ativa do Roacutan não tem ação direta na produção de pigmento da pele.
As manchas no caso, surgem por causa da inflamação da acne e com a melhora do quadro dessas inflamações, o paciente pode ter a falsa impressão de que a pele ficou livre das manchas.
O Roacutan afina o nariz?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) não existem relatos e nem estudos clínicos que sugiram a associação do uso da isotretinoína com o afinamento do nariz.
Existe apenas um caso em que o Roacutan pode alterar o nariz: quando o paciente possui uma doença que chama Rinofima.
Essa doença faz com que as glândulas sebáceas na região do nariz aumentem de tamanho e de quantidade, o que pode ocasionar mudanças perceptíveis em seu tamanho.
Nesse caso, o uso da isotretinoína tende a diminuir o tamanho das glândulas e o nariz costuma voltar ao tamanho original, mas não provoca mudanças além disso.
Há alguma relação do medicamento com o rejuvenescimento?
Alguns estudos no Brasil apontam que não existe ligação entre a isotretinoína e o rejuvenescimento da pele ou a melhora das rugas em comparação aos tratamentos feitos com produtos específicos para para isso.
Antes e depois
Preço do tratamento com Roacutan
O preço do tratamento com Roacutan vai depender do número de doses indicadas pelo médico dermatologista, que serão definidas em uma consulta de avaliação prévia de cada caso.
O uso do medicamento também pode ser associado com a realização de outros procedimentos para o tratamento de acnes, o que influenciará no valor final.
É aconselhável que os procedimentos sejam realizados em locais de confiança e por profissionais com experiência e conhecimento na área.
Onde realizar o tratamento com o Roacutan em Belo Horizonte
A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo referência em Tricologia em Belo Horizonte.
A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos. Contando com um espaço acolhedor e uma infraestrutura aconchegante, está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.