Tratamento para mãos

O artigo de hoje vai falar sobre tratamento para mãos, uma parte do nosso corpo tão sensível e que está sempre à mostra.

Quando você ouve ou lê a palavra rejuvenescimento, qual a primeira parte do corpo vem à sua mente?

Na teoria, não pensamos em uma parte específica pois, buscamos o rejuvenescimento de todo o corpo. Mas na prática, muitas pessoas focam em partes específicas, como o é o caso do rosto, nosso cartão de visitas.

Em segundo plano pensamos em tratamentos para rejuvenescimento do pescoço e do colo, deixando para trás áreas também sensíveis  e importantes como as mãos.

Caso nunca tenha pensado no assunto, observe suas mãos nesse momento e leia este artigo até o fim.

Vamos abordar neste texto os principais os tratamentos e tecnologias disponíveis para amenizar o envelhecimento e rejuvenescer suas mãos.

Sinais do envelhecimento das mãos

Surgimento de rugas, redução da espessura da pele e presença de manchas solares. As mãos estão muito expostas aos efeitos externos.

Elas estão sempre em contato com produtos diversos, que impactam diretamente na resistência da pele.

E como bem se sabemos, o pescoço, o rosto e o colo merecem nossa atenção quando o assunto é envelhecimento. Mas o tempo também é implacável na região das mãos.

Fotoenvelhecimento e químicos

As mãos estão expostas ao fotoenvelhecimento e às agressões simples do dia-a-dia. Como por exemplo, o uso de detergentes e o frequente uso de água, que juntos afetam o estado da pele e a sua aparência.

Provavelmente você nunca se deu conta desta prática, afinal é muito inerente ao seu dia, comum passar despercebido.

Sinais visíveis

Em alguns momentos a pele das mãos dão avisos, ficando mais ásperas, ou secas. E em alguns casos, apresentam rachaduras. Ficam sensíveis a ponto de abrir cortes que incomodam.

Quando se chega em casos extremos a busca por tratamentos focados nas mãos e uma consequência. O ideal é que o alerta venha antes mesmo de chegar nesse ponto, assim os tratamentos servirão como prevenção, ao invés de cura para extremidades.

É imprescindível ter cuidados básicos e diários. Portanto, indicamos o uso de hidratantes específicos para as mãos, protetor solar e uso de luvas em caso de contato com produtos químicos.

mãos ásperas e ressecadas

Tratamento para veias e vasinhos

Você já simulou um beliscão na pele do dorso das mãos e parou para observar a reação da pele?

Quando ela demora a retornar ao estado inicial, isto demonstra flacidez excessiva e perda da tonicidade saudável cutânea.

O que isto quer dizer? Que as veias e vasinhos saltados em sua pele são só alguns indícios de que suas mãos estão sofrendo perdas do volume. Elas passam a aparentar emagrecimento devido a perda do tônus da pele.

veias e vasinhos saltados

Tratamento para mãos com preenchimento

Nesses casos, o preenchimento é o procedimento indicado, deve ser realizado por um dermatologista especializado é um tratamento eficaz e seguro.

O tipo de preenchimento que está em alta nos consultórios, são os com esferas de material biodegradável.

Estimulação da produção de colágeno

Os preenchimentos em geral, são realizados com os produtos estimuladores de colágeno. Eles ajudam na produção natural da substância no corpo e os resultados podem ser vistos imediatamente.

A aplicação de preenchedores e bioestimuladores podem causar hematomas. Afinal há uma intervenção acontecendo naquele local.

Contudo, essas intervenções desaparecem em cerca de 7 dias mas, se realizadas por um médico experiente, não oferecem riscos.

Procedimento seguro

O procedimento é realizado com produtos compostos por substâncias presentes em nosso organismo. O risco de haver incompatibilidade, sensibilidade ou reação é mínima.

O preenchedor age ocupando espaços vazios e disfarça os vasos e tendões e o resultado do preenchimento persiste cerca de 2 anos.

Tratamento para mãos: o combate à flacidez e as manchas

Os procedimentos para tratamento das mãos, em geral, tratam a região como um todo, proporcionando melhorias em vários aspectos.

O preenchimento age minimizando o efeito das veias altas, evidência de vasinhos, mãos magras e flacidez das mãos também.

O que isto quer dizer? Que a realização de um tratamento com foco na solução de um problema específico, pode beneficiar o paciente em outros aspectos que ainda não lhe causava incômodo.

Laser infravermelho

O laser de infravermelho, por exemplo, atua estimulando a formação de colágeno local. O que melhora os efeitos da flacidez, o aspecto craquelado e deixa as mãos mais sedosas e jovial.

O procedimento consegue atingir camadas profundas e estimular a produção das substâncias responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele.

Alimentação balanceada e hidratação das mãos

Além desse procedimento médico, algumas práticas diárias são indicadas para combater a flacidez.

Por exemplo, consumir alimentos ricos em colágeno, como carnes, aveia, ovos, peixes, feijão, legumes, frutas cítricas, brócolis, soja e uvas.

Beber muita água para manter a pele hidratada. Evitar tomar banhos muito quentes.Usar hidratantes enriquecidos com colágeno e elastina.

creme hidratante para as mãos

Laser CO2 Fracionado

Já no combate às manchas, o tipo de tratamento mais indicado é o laser de CO2 fracionado, a luz pulsada.

Esse procedimento traz resultados positivos para o tratamento das manchas das mãos causadas pelo envelhecimento e exposição solar.

O laser de CO2 fracionado é necessariamente realizado em consultório. É comum usar cremes anestésicos na região que será tratado trinta minutos antes, o objetivo é que façam efeito até o momento da aplicação do laser.

Manchas senis

Cientificamente conhecida como Melanose Actínica ou Melanose solar, a mancha senil é um transtorno que aparece após ação acumulativa da luz solar sobre a pele. Ou seja, através de anos de exposição.

Também conhecidas como manchas hepáticas, são áreas mais escuras da pele que surgem com o avançar da idade.

A coloração pode variar entre pontos marrons ou pretos que aparecem em áreas mais expostas ao sol.

Esse acontecimento é mais comum a partir dos 50 anos, apesar de pessoas mais jovens ter chance de apresentá-las se passarem muito tempo expostas ao sol.

manchas nas mãos

Manchas hepáticas tem a ver com o fígado?

Apesar dessa variação no nome, manchas hepáticas não tem nenhuma relação com o fígado. O principal motivo para o surgimento é a exposição aos raios ultravioleta do sol.

Logo, o uso de bronzeadores pode contribuir para o aparecimento dessas manchas. Pessoas com pele clara tem mais tendência a desenvolver este problema, devido a maior sensibilidade da pele.

Diagnóstico e tratamentos disponíveis

O diagnóstico de manchas senis é feito basicamente analisando a pele do paciente. Tratamentos indicados: cremes clareadores, crioterapia, laser, luz pulsada e o peeling químico.

Efeitos do sol e uso do protetor solar

Ao longo do nosso texto, apresentamos diversos processos que levam as mãos ao envelhecimento. Praticamente todos são potencializados pelo longo tempo de exposição ao sol.

É impossível evitar essa exposição, mas é possível e necessário cuidar da pele para controlá-la e evitar a exposição em excesso.

O uso de dermocosméticos hidratantes, antioxidantes e antiglicantes  evitam o processo de envelhecimento precoce da pele.

Protetor solar é indispensável

O protetor solar é outro item indispensável e muitas vezes é aplicado apenas em algumas partes do corpo, esquecendo das mãos e pés.

Os protetores devem ser utilizados diariamente, e as mãos não podem passar despercebidas, é preciso disciplina.

Assim com todo os dias acordamos e escovamos os dentes, é preciso inserir o cuidado com a pele e o uso do protetor nesse processo.

protetor solar para mãos

O que diz a Dra. Flávia

Assista o vídeo para saber mais e conhecer algumas dicas de tratamentos com a Dra. Flávia:

Mais cuidado com as mãos

Pronto para olhar com mais cuidado para suas mãos?

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco para uma avaliação. Vamos indicar um plano terapêutico individualizado e perfeito para você.