Atualmente muito tem se falado sobre a Harmonização Facial. Isto se deve a constante evolução dos procedimentos estéticos disponíveis e a atual capacidade de transformar, para melhor, a fisionomia facial dos indivíduos.
A harmonização facial tem um impacto muito além da estética apenas. Olhar para o espelho e se sentir bem, se sentir feliz, mantém a sua autoestima e o seu bem estar emocional em dia.
Harmonização facial como funciona?
A harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento.
Quanto tempo dura a harmonização da face?
Quanto tempo dura uma harmonização facial? A harmonização do rosto tem um tempo variável de duração. A aplicação de ácido hialurônico dura até 2 anos, enquanto o botox tem duração de seis meses a um ano.
Como é feita a harmonização de rosto?
A harmonização facial é feita na maioria das vezes com preenchimento. O médico utiliza implantes líquidos para redefinir os traços que incomodam você e equilibrar as proporções do rosto de acordo com a avaliação das suas necessidades.
Vamos entender?
Harmonização facial: o que é?
Na prática, a harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados, com o objetivo de harmonizar a silhueta e os traços faciais.
É válido reforçar que não se trata de um único procedimento, mas sim uma série de pequenas intervenções, capazes de tornar o rosto mais harmônico.
Procedimentos que compõem a harmonização facial
A construção de um plano de harmonização facial pode variar de acordo com a anatomia facial de cada pessoa.
Após uma análise geral do rosto e do sorriso do paciente, são variadas as possibilidades de procedimentos estéticos relacionados, como por exemplo os citados abaixo:
- Tratamento das rugas com Botox;
- Preenchimento facial com Ácido Hialurônico
- Preenchimento labial;
- Bioplastia;
- Mentoplastia;
- Bichectomia;
- entre outros.
Qual a função de cada procedimento?
Preenchimento com Ácido hialurônico
O Ácido Hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo humano e é muito usado na dermatologia.
Nos procedimentos de harmonização facial, a substância muitas vezes é utilizada no tratamento labial, para realçar as macas do rosto e preencher olheiras fundas.
Além disso, também pode ser usado com outras finalidades, como para corrigir o “Bigode Chinês” entre outras possíveis irregularidades faciais.
Outra aplicação bem comum para o Ácido Hialurônico é o da harmonização do contorno facial com foco na definição na linha mandibular, projeção do queixo (mento) e região do malar (linha do blush). Os resultados dos tratamentos são impressionantes.
Preenchimento com Botox
Talvez um dos mais famosos dentre os procedimentos de tratamento das rugas, o Botox (Toxina Botulínica) renova a tonicidade na pele melhorando as rugas dinâmicas.
O procedimento também atua na harmonização do sorriso, melhorando sorriso gengival e as rugas ao redor dos lábios.
Ele pode inclusive afinar a face quando é tratado o músculo masseter, músculo esse um dos responsáveis pela mastigação, e que em algumas pessoas está relacionado com bruxismo.
O Botox é produzido a partir de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Contudo, para fins estéticos, a toxina é purificada e utilizada em doses seguras, sem ocasionar riscos à nossa saúde.
Bioplastia
A Bioplastia e um procedimento estético de modelagem corporal e facial.
Neste procedimento usa-se substâncias de preenchimento como o Hidrogel ou o PMMA (Polimetilmetacrilato) com o intuito de remodelar determinadas partes do rosto. Este é o caso das bochechas, do nariz, do queixo e dos lábios.
O procedimento está muito ligado ao objetivo de rejuvenescimento e diferente do preenchimento com Ácido Hialurônico e o Botox, tem resultados mais duradouros.
Por conta da natureza do composto aplicado durante o procedimento, o Conselho Federal de Medicina alerta para uso em pequenas doses.
Além disso o paciente deve estar ciente dos riscos antes de optar pelo procedimento. Esse tipo de material Hidrogel e PMMA hoje é pouco usado, sendo substituído por produtos absorvíveis mais seguros como ácido hialurônico.
Clareamento dental
Um procedimento relativamente simples, mas que faz toda a diferença na harmonização facial. Pode ser feito como um clareamento dental a laser ou feito em casa, obviamente com acompanhamento de um profissional.
O principal responsável no clareamento dental é oxigênio, que é resultante do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Em casos de clareamento dental para harmonização facial, é bem comum utilizar a implantação de lentes de contato dental.
Está pensando em fazer uma harmonização facial?
Se você se identificou com as possibilidades, procure por um profissional de confiança, busque indicações e sinta-se segura antes de abraçar essa nova tendência.
Não se esqueça: tais procedimentos devem ser feitos com moderação e com o apoio de profissionais qualificados a fim de evitar riscos à sua saúde.
Se você já realizou algum procedimento, compartilhe com a gente a sua experiência!