Harmonização Facial

Atualmente muito tem se falado sobre a Harmonização Facial. Isto se deve a constante evolução dos procedimentos estéticos disponíveis e a atual capacidade de transformar, para melhor, a fisionomia facial dos indivíduos.

harmonizacao facial giselle bundchen

A harmonização facial tem um impacto muito além da estética apenas. Olhar para o espelho e se sentir bem, se sentir feliz, mantém a sua autoestima e o seu bem estar emocional em dia.

Vamos entender?

Harmonização facial: o que é?

Na prática, a harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos combinados, com o objetivo de harmonizar a silhueta e os traços faciais.

É válido reforçar que não se trata de um único procedimento, mas sim uma série de pequenas intervenções, capazes de tornar o rosto mais harmônico.

harmonização facial de famosas - kate-middleton

Procedimentos que compõem a harmonização facial

A construção de um plano de harmonização facial pode variar de acordo com a anatomia facial de cada pessoa.

Após uma análise geral do rosto e do sorriso do paciente, são variadas as possibilidades de procedimentos estéticos relacionados, como por exemplo os citados abaixo:

bichectomia

Qual a função de cada procedimento?

Preenchimento com Ácido hialurônico

O Ácido Hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo humano e é muito usado na dermatologia.

Nos procedimentos de harmonização facial, a substância muitas vezes é utilizada no tratamento labial, para realçar as macas do rosto e preencher olheiras fundas.

preenchimento com ácido hialurônico

Além disso, também pode ser usado com outras finalidades, como para corrigir o “Bigode Chinês” entre outras possíveis irregularidades faciais.

Outra aplicação bem comum para o Ácido Hialurônico é o da harmonização do contorno facial com foco na definição na linha mandibular, projeção do queixo ( mento) e região do malar (linha do blush). Os resultados dos tratamentos são impressionantes.

Preenchimento com Botox

Talvez um dos mais famosos dentre os procedimentos de tratamento das rugas, o Botox (Toxina Botulínica) renova a tonicidade na pele melhorando as rugas dinâmicas.

O procedimento também atua na harmonização do sorriso, melhorando sorriso gengival e as rugas ao redor dos lábios.

Ele pode inclusive afinar a face quando é tratado o músculo masseter, músculo esse um dos responsáveis pela mastigação, e que em algumas pessoas esta relacionado com bruxismo.

O Botox é produzido a partir de uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Contudo, para fins estéticos, a toxina é purificada e utilizada em doses seguras, sem ocasionar riscos à nossa saúde.

aplicacao de botox

Bioplastia

A Bioplastia e um procedimento estético de modelagem corporal e facial.

Neste procedimento usa-se substâncias de preenchimento como o Hidrogel ou o PMMA (Polimetilmetacrilato) com o intuito de remodelar determinadas partes do rosto. Este é o caso das bochechas, do nariz, do queixo e dos lábios.

O procedimento está muito ligado ao objetivo de rejuvenescimento e diferente do preenchimento com Ácido Hialurônico e o Botox, tem resultados mais duradouros.

Por conta da natureza do composto aplicado durante o procedimento, o Conselho Federal de Medicina alerta para uso em pequenas doses.

Além disso o paciente deve estar ciente dos riscos antes de optar pelo procedimento. Esse tipo de material Hidrogel e PMMA hoje é pouco usado, sendo substituído por produtos absorvíveis mais seguros como acido hialurônico

Clareamento dental

Um procedimento relativamente simples, mas que faz toda a diferença na harmonização facial. Pode ser feito como um clareamento dental a laser ou feito em casa, obviamente com acompanhamento de um profissional.

clareamento dental

O principal responsável no clareamento dental é oxigênio, que é resultante do peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Em casos de clareamento dental para harmonização facial, é bem comum utilizar a implantação de lentes de contato dental.

Micropigmentação de sobrancelha

Consiste na introdução de pigmentos na camada superficial da pele, com auxílio de um dermógrafo e agulhas especiais.

A fixação do pigmento pode variar de acordo com o tipo de pele, podendo haver maior dificuldade de fixação em algumas, enquanto em outras, a pigmentação é imediata.

micropigmentacao de sobrancelhas

A técnica deste procedimento diferencia-se da maquiagem definitiva por não ser permanente. Faz-se necessária a manutenção pois o prazo de validade dura em média um ano.

Está pensando em fazer uma harmonização facial?

Se você se identificou com as possibilidades, procure por um profissional de confiança, busque indicações e sinta-se segura antes de abraçar essa nova tendência.

Não se esqueça: tais procedimentos devem ser feitos com moderação e com o apoio de profissionais qualificados a fim de evitar riscos à sua saúde.

Se você já realizou algum procedimento, compartilhe com a gente a sua experiência!