Carregando..

Manchas no rosto: tipos de manchas, tratamentos e cuidados

15/07/2021

Quando o assunto está relacionado a manchas no rosto, nenhuma pessoa, independente da idade sexo ou faixa etária está imune ao seu aparecimento.

Elas podem ser claras, escuras, avermelhadas, castanhas, marrons, enfim, ter várias colorações, formas e tamanhos. Tudo depende das causas de seu aparecimento.

 

Item 1: Como evitar manchas no rosto?

Veja 4 dicas de como prevenir manchas na pele com cuidados simples

1) O uso do protetor solar é essencial mesmo nos dias de pouco sol. …

2) Use loções calmantes e cremes hidratantes após a depilação. …

3) Mantenha-se atento às bulas de remédios. …

4) Resfrie a pele sempre que necessário.

 

Item 2: Como manter a pele do rosto sem manchas?

6 hábitos que ajudam a deixar sua pele livre de manchas

  1. Usar protetor solar diariamente.
  2. Não cutucar cravos e espinhas.
  3. Usar cremes com os princípios ativos adequados.
  4. Hidratar a pele.
  5. Tratar a causa da mancha de pele.
  6. Consumir muitos alimentos ricos em carotenoides.

 

Item 3: O que faz manchar a pele do rosto?

“As principais causas de manchas são as efélides (sardas), lentigos, melasma, hipercromia pós inflamatória e o câncer de pele. Efélides, lentigos e melasma são genéticos e piorados pelo sol.

 

Dra. Flávia Freitas – Cuide do seu corpo como ele merece!

 

As manchas no rosto podem ser causadas por diversos fatores como exposição ao sol sem a devida proteção, envelhecimento, causas hormonais, genéticas, gravidez dentre outras.

Quer saber mais sobre manchas no rosto, como preveni-las e tratá-las? Continue lendo o post abaixo.

Tipos de manchas no rosto

Conforme citado acima, existem diversos tipos de manchas no rosto, dependendo das causas de seu aparecimento.

Os tipos mais comuns costumam ser manchas e cicatrizes de acne, manchas causadas pelo sol, manchas de diabetes, de nascença, de queimaduras, manchas escuras no rosto, manchas vermelhas e vitiligo.

Falaremos um pouco mais sobre cada uma delas abaixo.

Manchas e cicatrizes de Acne

Problema de pele muito comum na adolescência, mas que pode surgir em qualquer idade, a acne é uma inflamação cutânea que geralmente aparece nas peles mais oleosas, tendo também causas hormonais, que muitas vezes podem deixar manchas e cicatrizes.

Esse tipo de mancha normalmente possui coloração avermelhada, podendo se tornar amarronzada com o tempo e a exposição ao sol.

Elas podem ser tratadas por via oral ou local (vai depender da avaliação do médico especializado) e até evitadas por meio de uma rotina de cuidados com a pele.

 

Dra. Flávia Freitas – Rejuvenesça com naturalidade e segurança!

 

Manchas causadas pelo Sol

As manchas causadas pelo sol costumam ser mais comuns em pessoas de pele clara e sua causa está relacionada ao excesso de exposição solar ao longo da vida sem a proteção adequada. Normalmente são pequenas e de coloração amarronzada.

Médicos dermatologistas de todo o mundo alertam que a exposição solar prolongada sem a devida proteção deve ser evitada pois, além de ser também a principal causa de rugas e manchas no rosto, a maioria dos casos de câncer de pele está relacionada à exposição à radiação ultravioleta.

Manchas de diabetes

As manchas de diabetes têm o nome científico acantose nigricans e possuem como principais características a cor escura e o aspecto aveludado, costumando aparecer ao redor do pescoço, axilas, virilha e por baixo das mamas em pessoas que têm resistência à insulina ou diabetes e também em obesos.

Em casos mais raros podem aparecer em pessoas com câncer, podendo também ser uma condição hereditária ou consequência da utilização de alguns medicamentos como hormônios de crescimento e contraceptivos.

Manchas de nascença

As manchas de nascença em geral são inofensivas e não podem ser prevenidas. A causa da maioria delas é desconhecida e não está relacionada a nada feito durante a gravidez ou a nenhum acontecimento durante o parto.

Manchas de nascença no rosto

Manchas de nascença no rosto

Em alguns casos, elas podem ser herdadas ou estar associadas a algum problema de saúde, sendo que somente um médico poderá fazer essa diferenciação. Suas cores podem ser avermelhadas ou mais escuras que o tom da pele e normalmente não respondem bem a nenhum tratamento.

 

Dra. Flávia Freitas – Atendimento Dermatológico que você merece: Excelência e Profissionalismo!

 

Manchas de queimaduras

Queimaduras de diversas naturezas, sejam causadas pelo fogo, por algum líquido quente, por alguma substância química, queimaduras de limão ou de sol, podem causar manchas, principalmente quando afetam muitas camadas da pele ou quando não são bem cuidadas durante o processo de cicatrização.

Seguindo alguns cuidados como evitar lavar o local da queimadura com água quente, evitar permanecer em locais quentes, fazer uso do protetor solar e de cremes hidratantes é possível evitar o surgimento dessas manchas.

Caso elas apareçam, recomenda-se procurar um médico especializado para realização de algum tratamento cosmético.

Manchas escuras no rosto

Considerado o tipo mais comum de manchas no rosto, as manchas escuras em sua grande maioria são caracterizadas como sendo melasmas.

Esse problema é mais frequente em mulheres, pois uma de suas causas está intimamente ligada às alterações hormonais e costuma aparecer durante a gravidez ou menopausa.

Outros fatores que também podem causar esse tipo de manchas escuras no rosto são, o excesso de exposição solar sem a devida proteção e o uso de anticoncepcionais. Embora o melasma ainda não tenha uma cura exata, existem tratamentos que ajudam a clarear esse tipo de mancha.

 

Dra. Flávia Freitas – Dermatologia & Tricologia: Estética e Saúde em Belo Horizonte!

 

Manchas vermelhas

Manchas vermelhas no rosto podem estar relacionadas com diversas causas: com doenças como rubéola, zika vírus, catapora, sarampo ou lúpus, com alergias, micoses, eczemas, dermatites, rosácea, brotoejas entre outras.

Diante disso, sempre que notar o aparecimento de manchas vermelhas no rosto ou em qualquer parte do corpo, é aconselhável procurar um médico especializado para que ele possa identificar a causa e receitar o tratamento adequado.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas pelo corpo, normalmente no rosto, cotovelos, mãos, joelhos, pés e até mesmo no cabelo e nos olhos.

Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que é uma doença autoimune e genética, normalmente desencadeada por alguma alteração emocional. Até o momento não possui uma cura, mas o tratamento pode melhorar a aparência da região afetada.

Causas mais comuns das manchas no rosto

Procurar informações sobre quais são as causas mais comuns do aparecimento de manchas no rosto ajuda a prevenir o problema e a buscar tratamento médico quando necessário. Conforme já citado anteriormente, listamos abaixo as principais:

  • Exposição ao sol sem a proteção adequada;
  • Envelhecimento;
  • Fatores hormonais durante a gravidez e a menopausa;
  • Fatores genéticos;
  • Acne;
  • Falta de cuidados com a pele.

Algumas das causas listadas acima podem ser evitadas com procedimentos simples, como o uso diário de protetor solar e de cosméticos adequados para cada tipo de pele. Já outras podem ser tratadas com visitas regulares a médicos especializados.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossa clínica: Moderna e aconchegante!

 

Tratamentos e procedimentos disponíveis

Como existem muitos tipos de manchas no rosto e cada tipo possui características e causas diferentes, existem também diversos tratamentos e procedimentos disponíveis para cada um deles.

Dentre os mais utilizados estão: Peeling com ácidos, Microagulhamento com Dermaroller, Microdermoabrasão, Luz Pulsada, CO2 Fracionado e uso de medicamentos tópicos. Para saber qual tratamento ou procedimento mais adequado para o seu tipo de mancha, é necessário realizar uma consulta de avaliação com um médico especializado.

Peeling com ácidos

O Peeling com ácidos é um procedimento muito procurado para remoção de alguns tipos de manchas.

Consiste na aplicação de ácidos no local da pele que possui a mancha, estimulando assim uma inflamação controlada.

Esse tratamento consegue eliminar as manchas provocando uma descamação na camada mais externa da pele, forçando o corpo a produzir mais colágeno em suas camadas mais internas e a realizar uma renovação celular.

Radiofrequência microagulhada robótica 

É um laser onde a ponteira possui microagulhinhas, estéreis, banhadas a ouro.

Essa faz microperfurações precisas na pele, com objetivo de estimular colágeno, melhorar a flacidez, rugas marcadas e clarear a pele.

Através dessas microperfurações, os medicamentos são melhor absorvidos, é possível aplicar substâncias para aumentar o efeito desejado.

Após aplicação de pomada anestésica é feito o procedimento. No dia seguinte a pele está completamente recuperada.

Em geral são necessárias de 3 a 6 sessões para obter o objetivo.

 

Dra. Flávia Freitas – Tratamentos modernos para você cuidar da sua saúde e beleza!

 

Microagulhamento com Dermaroller

O tratamento realizado através do Microagulhamento com Dermaroller é feito com um aparelho que é uma espécie de rolo cheio de microagulhas.

Elas provocam suaves perfurações no local aplicado, que estimulam a produção de colágeno e a formação de uma nova camada de pele.

Esse procedimento além de ajudar na redução da pigmentação de manchas, também permite que substâncias medicamentosas aplicadas sejam melhor absorvidas pela pele.

Microdermoabrasão

A Microdermoabrasão é uma espécie de esfoliação que pode ser realizada através de aparelhos que “lixam” a pele e removem sua camada mais externa.

Também pode ser feita manualmente, com cremes que possuem cristais que removem células mortas e estimulam a microcirculação da pele. É um procedimento muito efetivo para a remoção de manchas superficiais.

 

Dra. Flávia Freitas – Conheça nossos tratamentos!

 

Luz Pulsada / Etherea

A Luz Pulsada é um procedimento parecido com o laser que consegue tratar vários tipos de manchas na pele.

Sua tecnologia emite feixes de luz direcionados que geram calor e agem diretamente na melanina (pigmento que dá cor à pele), ajudando a recuperar a cor da pele na região tratada.

O procedimento consegue promover o rejuvenescimento e a uniformidade da cor da pele sem causar dor ao paciente.

CO2 Fracionado

O laser de CO2 Fracionado também é um procedimento que possui excelentes resultados no combate às manchas no rosto.

Ele atua na camada mais superficial da pele, provocando uma queimadura que remove a pele manchada.

Ao cicatrizar, essa queimadura possibilita o nascimento de uma pele nova, com tonalidade mais uniforme, além de estimular a produção de colágeno na região aplicada.

Medicamentos tópicos 

Outro método utilizado para combater alguns tipos de manchas no rosto é o uso de medicamentos tópicos. Veja abaixo alguns dos medicamentos mais utilizados:

  • Cremes à base de hidroquinona;
  • Hormoskin;
  • Klassis;
  • Cremes à base de Vitanol-A;
  • Ácido Retinóico;
  • Cremes à base de corticóides;
  • Cremes antifúngicos;
  • Medicamentos à base de Ácido Tranexâmico.

É importante ressaltar que somente um médico dermatologista é capaz de identificar cada tipo de mancha e receitar o medicamento adequado.

Diagnóstico e tratamento de manchas no rosto

Como já falamos anteriormente, existem muitos tipos de manchas no rosto e cada tipo possui características e causas diferentes.

Diante disso, para a obtenção de um diagnóstico preciso, é fundamental realizar uma consulta de avaliação com um médico especializado, pois somente assim será possível a definição de um tratamento específico para cada caso.

Preço do tratamento para manchas no rosto

O preço do tratamento para manchas no rosto pode variar de acordo com o protocolo utilizado e com a associação com outros procedimentos.

O número de sessões também é variável e será definido pelo médico especializado em uma consulta de avaliação do caso.

É aconselhável que os procedimentos sejam realizados por profissionais com experiência e conhecimento na área, em locais de confiança.

Clínica especializada em Belo Horizonte

A Dra. Flávia Freitas é Dermatologista há mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, sendo também referência em Tricologia em Belo Horizonte.

A Clínica Flávia Freitas é reconhecida por sua excelência em tratamentos individualizados e procedimentos modernos.

A clínica conta com um espaço acolhedor, uma infraestrutura aconchegante e está preparada para a realização dos mais diversos procedimentos médicos e estéticos com conforto e segurança.

Entre em contato conosco para agendar uma visita!

 

Dra. Flávia Freitas – Especialista em tratamentos estéticos avançados!

Dra. Flávia Freitas

Dra. Flávia Freitas

Dermatologista & Tricologista

CRM: 44304 / RQE: 32361

sociedade brasileira de dermatologia - SBD

Agende sua Consulta

- Atendimento imediato de 8h as 18h.

Telefone

(31) 3657.1908

Mobile / Whatsapp

(31) 9.9494.2443

Nosso Endereço

R. Matias Cardoso, 169 - sl 703

Santo Agostinho - BH

- Aberta de Seg. à Sex. de 8h as 18h.

- Entrada acessível